Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"Haverá ainda menos espaço para negociações" se 'não' vencer

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, advertiu hoje, em Bruxelas, que, em caso de vitória do "não" no referendo do próximo domingo na Grécia, "haverá ainda menos espaço para negociações".

"Haverá ainda menos espaço para negociações" se 'não' vencer
Notícias ao Minuto

18:59 - 29/06/15 por Lusa

Economia Donald Tusk

Falando numa conferência de imprensa conjunta com o primeiro-ministro chinês, Li Keqiang, após uma cimeira UE-China celebrada hoje na capital belga, Tusk referiu que, sobre a Grécia, o único comentário que tinha a fazer era para contrariar a ideia de que o governo de Alexis Tsipras poderá ganhar força negocial se o povo grego rejeitar na consulta popular a proposta apresentada pelas instituições (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e Fundo Monetário Internacional".

"O governo tem todo o direito de organizar um referendo, e não é meu papel interferir na política interna grega. No entanto, há algo que deve ficar algo muito claro: se alguém diz que o governo terá uma posição negocial mais forte com um voto »não», tal simplesmente não é verdade. Receio que com tal resultado no referendo haverá ainda menos espaço para negociações", declarou.

Vários líderes europeus defenderam hoje a ideia de que a porta ainda está aberta a negociações entre Atenas e os seus credores, mas sublinharam que um 'não' à proposta constituirá também um «não» à Europa, tendo fontes comunitárias indicado hoje em Bruxelas que novas negociações serão necessariamente sempre com base na última proposta apresentada pelas instituições, e que o governo grego decidiu levar a consulta popular.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório