Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

É "altamente provável" que Estado assuma parte da dívida da TAP

Empresário acredita que venda a empresa terá custo para os cofres públicos. Pais do Amaral critica também a “precipitação” do Governo no processo de privatização.

É "altamente provável" que Estado assuma parte da dívida da TAP
Notícias ao Minuto

08:00 - 25/05/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Pais do Amaral

Miguel Pais do Amaral foi o primeiro candidato a ser excluído do processo de privatização da TAP. O empresário era a ‘face’ de um grupo de investidores que estava interessado na companhia aérea, mas acabou por ver a proposta rejeitada pelo governo português.

Em entrevista ao Jornal de Negócios, o antigo dono da Media Capital esclarece o que correu mal: “ Não tivemos oportunidade de fazer todo o trabalho necessário”. A culpa, diz Pais do Amaral, é da forma como o processo foi iniciado: “A TAP apresentou um ‘business plan’ muito mal feito. Atribuo isso à rapidez e precipitação com que tudo foi feito”.

O empresário fala de uma “situação calamitosa” na TAP e afirma que “o governo não pode esperar seis meses para trazer uma solução”, mas não vê na Avianca e Azul uma solução de longo prazo: “Nenhum dos candidatos é uma empresa de primeira linha mundial. Tenho pena que a TAP não possa casar com uma grande empresa mundial”.

Pais do Amaral deixa também a garantia de que será “altamente provável” que o Estado português assuma uma parte da dívida da TAP para que o processo chegue ao fim, falando num valor “entre 200 a 400 milhões”.

Por último, o empresário deixa críticas à falta de entendimento político: “Se houvesse acordo entre governo e oposição sobre este tema, o processo poderia ter sido feito com outra calma. Foi feito a correr. Nós corremos, mas não podíamos correr tudo”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório