Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Poupança das famílias desceu ligeiramente em abril

A poupança das famílias voltou a descer em abril, pelo terceiro mês consecutivo, fixando-se nos 77 pontos, segundo o indicador da APFIPP/Universidade Católica, hoje divulgado.

Poupança das famílias desceu ligeiramente em abril
Notícias ao Minuto

12:36 - 13/05/15 por Lusa

Economia APFIPP/Católica

Em março, o indicador tinha registado uma queda acentuada (79,2 pontos face a 86,7 pontos em fevereiro), refletindo a diminuição da poupança corrente no quarto trimestre de 2014 e a revisão em alta do Produto Interno Bruto (PIB) nominal do primeiro trimestre de 2015.

A Universidade Católica refere que a atualização dos dados da poupança financeira do quarto trimestre de 2014 afetou determinantemente a trajetória da tendência de poupança das famílias, medida pela variação trimestral da série alisada, que se encontra agora em terreno negativo, mas próxima de zero.

"Isto exprime que, em média, a tendência de poupança das famílias praticamente não tem variado, em percentagem do PIB, desde o final de 2013", salienta.

Desde maio do ano passado que o indicador de poupança da Associação Portuguesa de Fundos de Investimento, Pensões e Património (APFIPP)/ Universidade Católica vinha apresentando aumentos mensalmente até que em novembro registou uma queda face ao mês anterior, tendo depois voltado a subir até nova descida em fevereiro.

O indicador inclui os dados do Instituto Nacional de Estatística (já de acordo com o novo Sistema Europeu de Contas, o SEC2010, e com a nova base 2011) e da poupança financeira do Banco de Portugal.

O indicador de poupança assumiu o valor 100 no último trimestre de 2000 quando a taxa de poupança foi de cerca de 8% do PIB.

Assim, cada 12,5 pontos do indicador representam cerca de 1% do PIB. Quando o indicador atinge o valor 125, a poupança das famílias é cerca de 10% do produto.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório