Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

"Pilotos dão pretexto ao Governo para diabolizar direito à greve"

António-Pedro Vasconcelos está completamente contra a privatização da TAP. E é por essa mesma razão que se diz contra a greve de dez dias anunciada pelos pilotos.

"Pilotos dão pretexto ao Governo para diabolizar direito à greve"
Notícias ao Minuto

08:37 - 26/04/15 por Notícias Ao Minuto

Economia António-Pedro Vasconcelos

A anunciada greve de dez dias dos pilotos da TAP está a merecer duras críticas, inclusive de quem se tem manifestado contra a privatização da transportadora aérea.

O cineasta António-Pedro Vasconcelos, mentor do movimento ‘Não TAP os olhos’, que se tem oposto abertamente ao processo de privatização desencadeado pelo Executivo de Passos Coelho, assina este domingo uma carta aberta no jornal Público onde censura esta greve anunciada pelos pilotos.

Na perspetiva do realizador, os pilotos da TAP “estão a dar pretextos ao Governo para diabolizar direito à greve, pôr a opinião pública contra os trabalhadores”, critica, acrescentando que a greve anunciada não é de todo contra a privatização da TAP e que, pelo contrário, serve de “desculpa” ao Governo “para a urgência em vender a TAP a qualquer preço”.

Escreve António-Pedro Vasconcelos que esta é uma greve “a favor de uma privatização que lhes permita retirar miríficos dividendos da privatização”, recordando que, na base do protesto, está a devolução de diuturnidades acordadas anteriormente mas que foram suspensas pela Lei do Orçamento Geral do Estado.

O realizador considera ainda que o Governo já não tem o argumento da troika para justificar a venda da TAP, nem tão pouco a “legitimidade política”, já que está no último ano de mandato. Porém, a atitude dos pilotos da TAP é definida pelo ‘Não TAP os olhos’ como “autista” e “uma quebra de solidariedade com os restantes trabalhadores” da transportadora aérea.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório