Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Lista de devedores desatualizada por receio de lapsos

Governo teme que lista de devedores à Segurança Social não salvaguarde identidade daqueles que estejam a cumprir um plano de pagamento. Por esse motivo, prefere manter a lista desatualizada há já mais de um ano.

Lista de devedores desatualizada por receio de lapsos
Notícias ao Minuto

08:55 - 06/04/15 por Notícias ao Minuto

Economia Segurança Social

Há um ano e meio que a lista de devedores à Segurança Social não é atualizada. A situação foi denunciada pelo Bloco de Esquerda a 6 de março, quando questionou o Governo sobre o porquê desta situação, e agora o gabinete de Pedro Mota Soares explicou ao Jornal de Notícias a razão de tal facto.

De acordo com a informação prestada, “o risco de publicação de identificação dos contribuintes devedores […] é bastante elevado” porque estes são notificados mensalmente com o valor que têm em divida. Há quem opte por chegar a um acordo para cumprir a divida, sendo que aqueles que não reagem “são alvo de medidas de cobrança coerciva” que “fomentam o enquadramento da dívida em execução”.

Assim, a lista, criada em 2006 pelo governo de José Sócrates, encontra-se desatualizada porque se teme que o atual sistema informático não salvaguarde a identidade dos que acordaram em cumprir um plano de pagamentos com a Segurança Social.

O objetivo é que esta vote a estar ativa mas “só quando todas as condições estiverem reunidas”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório