Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Empresário deu 14 milhões a Salgado e diz que perdeu 25

O empresário José Guilherme, que deu a Ricardo Salgado 14 milhões de eunro por amizade, alega ter perdido 25 milhões com a queda do BES. Estas foram pelo menos as informações que prestou a comissão parlamentar que investiga o caso.

Empresário deu 14 milhões a Salgado e diz que perdeu 25
Notícias ao Minuto

11:06 - 31/03/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Comissões

Depois de ter faltado a chamada dos deputados para se apresentar na Comissão de Inquérito ao caso BES, José Guilherme respondeu esta terça-feira, por escrito, às perguntas dos parlamentares.

O empresário conhecido por ter entregado 14 milhões de euros a Ricardo Salgado, por amizade, diz que já perdeu 25 milhões de euros com o processo de resolução do BES, noticia o Observador.

Guilherme alega que a dívida pessoal, de responsabilidade de entidades por si dirigidas ou com garantia pessoal, era, antes da cisão do banco, “de cerca de 121 milhões de euros”, um valor inferior aos mais de 200 milhões de euros registados em 2012. O empresário diz que o remanescente tem sido pago “à razão de cerca de 12 milhões de euros/ano, entre 2012 e agosto de 2014″.

Por causa desta dívida, José Guilherme diz que mantém negociações com o Novo Banco para encontrar uma solução para o problema, justificando o pedido de reestruturação da dívida com o facto de que a resolução do BES ter feito cair algumas das empresas que gere. Além disso, refere ainda a situação económica de Angola como justificativo.

“Por razões atinentes, por um lado, ao não cumprimento – em decorrência da Resolução do BES e subsequentes insolvências das empresas do GES – de compromissos que haviam sido assumidos comigo pelo BES e empresas/responsáveis dos GES relativamente a negócios realizados com crédito do BES concedido ou mantido a pedido e no interesse daquelas entidades, e da situação em que, pelas mesmas razões, caíram pessoas e empresas terceiras cujas responsabilidades avalizei pessoalmente perante o BES e, por outro lado, em face da situação económica de Angola (…), constatei como imperiosa a necessidade de encontrar uma solução de acordo de reestruturação da dívida perante o Novo Banco”.

Sobre o presente milionário dado a Salgado, que alimentou páginas de jornais durante semanas, o empresário diz que nada tem a referir, uma vez que o caso está em segredo de justiça, e apenas diz que o banqueiro lhe deu alguns conselhos, nomeadamente sobre investimentos em Angola.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório