Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

"A ministra esteve mal e cometeu dois erros"

Marques Mendes comentou este sábado, na SIC, a atualidade nacional e internacional. O antigo líder social-democrata considerou sobre o processo grego que a ministra das Finanças esteve mal.

"A ministra esteve mal e cometeu dois erros"
Notícias ao Minuto

21:58 - 21/02/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Marques Mendes

O antigo líder social-democrata comentou este sábado o acordo alcançado na sexta-feira entre o Eurogrupo e a Grécia. Para Marques Mendes “foi muito bom ter havido um acordo. Foi bom para a Europa, para a Grécia e para Portugal”, mas referiu que uma das maiores lições a retirar de todo o processo é que se “provou que não se vai lá de murro na mesa”.

Porém, sobre a atuação da ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, disse o social-democrata que “esteve mal, cometeu dois erros”. Para Marques Mendes, a responsável portuguesa não deveria ter ido a Berlim na véspera de um importante encontro europeu e devia ter esclarecido a posição portuguesa quando foi anunciado o acordo, esta sexta-feira.

“A ministra já tinha confirmado que não tinha bloqueado o acordo. Em todo o processo a ministra esteve bem ou mal? Para mim, esteve mal. Cometeu dois erros”, explicou, adiantando “sujeitou-se à imagem pública de Portugal ter sido utilizado pela Alemanha contra a Grécia” explicando que face aos mal-entendidos relativamente a um bloqueio português, Albuquerque “devia ter dado uma conferência de imprensa para dizer que estava satisfeita com o acordo”.

Por fim, relativamente à imagem que fica – de Portugal como bom aluno alemão -, considerou Marques Mendes, em tom crítico, que Maria Luís poderia ter agido como a Irlanda. “A Irlanda também é um caso de sucesso, mas nunca se sujeitou a ser um caso de seguidismo da Alemanha”, sintetizou.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório