Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Mês de Natal foi 'madrasto' para quem não tinha emprego

O desemprego tem sido um dos principais problemas sociais a afetar o país desde a chegada da crise financeira de 2008. Escreve este domingo o Jornal de Notícias que, apesar do número de inscritos nos centros de emprego ter caído em dezembro, também o número de ofertas baixou significativamente. Só no último mês de 2014 desapareceram 16% das ofertas de trabalho.

Mês de Natal foi 'madrasto' para quem não tinha emprego
Notícias ao Minuto

09:25 - 25/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia IEFP

O desemprego continua a ser um dos principais problemas da economia portuguesa. Em dezembro, apesar do decréscimo verificado no número de inscritos nos centros de emprego, verificou-se uma outra tendência, mais negativa, para esta estatística: em relação ao mês anterior havia menos 16% de ofertas de trabalho.

No total, segundo dados do IEFP, foram contabilizados 598 581 inscritos nos centros de desemprego, uma quebra face ao mês homólogo, ou seja menos 91 mil pessoas inscritas.

Porém, também as ofertas recebidas nos centros registaram uma descida. Ao todo, existiam em dezembro de 2014, 10,6 mil ofertas, menos 16% que em novembro, e menos 1,9% em termos homólogos.

A descida de quase duas mil ofertas face ao mês anterior poderá ser explicada pelo fator sazonalidade, uma vez que as ofertas para trabalhos de natal são muitas vezes publicadas nos dois meses anteriores.

Contudo, em sentido inverso, aumentaram o número de ofertas por satisfazer, 9,3% comparando com o mesmo mês do ano anterior.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório