Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Prepare-se para dizer adeus a três dias de férias

A Função Pública vê este ano a bonificação em função da idade terminar. Passam a ter apenas 22 dias de férias úteis, mas nem tudo é mau. A partir deste ano contam com um dia adicional por cada dez anos de serviço e aqueles que tiverem boas avaliações também recebem mais dias, refere o Jornal de Notícias.

Prepare-se para dizer adeus a três dias de férias
Notícias ao Minuto

08:08 - 21/01/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Função Pública

Os funcionários públicos vão passar a ter apenas 22 dias úteis de férias para gozar. No entanto, a lei prevê que aqueles que tiverem direito às majorações pela antiguidade poderão gozar de mais um dia. Esta é uma medida que afeta quase 500 mil trabalhadores.

A lei entrou em vigor em 2014, mas só agora é que vai ter impacto na vida dos trabalhadores públicos. Em vez de 25 dias, passam a ter 22 úteis de férias, aos quais podem juntar mais um por cada grupo de dez anos de serviço.

Através da Lei Geral de Trabalho em Funções Públicas ficou definido que além de reduzir em três o número de dias úteis mínimo, o sistema de bonificações que conferia dias de descanso a mais consoante a idade também foi eliminado.

Segundo a Administração Pública, quase metade dos trabalhadores tem mais de 45 anos e por isso, deve reunir os requisitos para preencher a única bonificação que se manteve.

Na Função Pública existe ainda o sistema de recompensa do desempenho. Aqueles que durante três anos acumulem a nota de “relevante” ganham três dias de férias e os que tiverem três “excelentes” recebem mais cinco dias.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório