Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

União dos Sindicatos manifesta apoio à greve no setor do turismo

A União dos Sindicatos da Madeira (USAM) manifestou hoje, no Funchal, o apoio à greve dos trabalhadores do setor do turismo, marcada para os dias 30 e 31 de dezembro e 01 de janeiro.

União dos Sindicatos manifesta apoio à greve no setor do turismo
Notícias ao Minuto

14:55 - 20/12/14 por Lusa

Economia Madeira

O coordenador da USAM, Álvaro Silva, defendeu também a intervenção do Governo nas negociações do Contrato Coletivo de Trabalho atualmente em curso, afirmando que a Associação Comercial e Industrial do Funchal (ACIF), que representa as entidades patronais, quer impor a "escravidão" aos trabalhadores.

"É uma vergonha o que se está a passar e é uma vergonha ainda mais grave que a Secretaria Regional da Educação e Recursos Humanos, que tutela esta área, não tome qualquer medida contra as pretensões das entidades patronais, que consistem na escravização do setor da hotelaria", disse Álvaro Silva.

O sindicalista referiu que entre as exigências da ACIF constam a possibilidade de transferir trabalhadores para qualquer parte da região, sendo as despesas de deslocação assumidas pelos próprios; a alteração dos horários de trabalho e dos dias de descanso; a criação de bancos de horas; a alteração do período de férias; a redução do pagamento do trabalho suplementar e a retenção de 10% da quotização sindical revertendo o montante para as empresas.

"Não é assim que se tem um turismo de qualidade. Com estas medidas vamos matar a galinha dos ovos de ouro", declarou Álvaro Silva, exigindo a intervenção do governo para "por fim a esta pouca vergonha".

O entretanto, a ACIF já fez saber que pretende apenas mudar alguns "aspetos obsoletos" do Contrato Coletivo de Trabalho, mas o sindicalista respondeu que ao que os patrões dizem ser "obsoleto", os trabalhadores chamam "escravidão".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório