Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Estado cria trabalho de forma "ilegal", acusa provedor

O provador da Justiça considera que o Estado tem recorrido aos contratos de emprego-inserção de forma “abusiva e ilegal” e diz mesmo que a Autoridade para as Condições do Trabalho é um dos organismos que mais recorre a estes contratos, quando a sua missão deveria ser fiscalizá-los.

Estado cria trabalho de forma "ilegal", acusa provedor
Notícias ao Minuto

09:58 - 28/11/14 por Notícias ao Minuto

Economia José de Faria Costa

José de Faria Costa enviou um ofício de 17 páginas ao Ministério do Emprego e Segurança Social dando conta do problema criado em torno dos contratos de emprego-inserção.

O provedor da Justiça entende que o Estado os usa de forma “abusiva e ilegal”, quando o seu fundamento seria integrar no mercado, a um custo mais baixo, pessoas que estão em situação de desemprego.

Na carta que assinou, o professor catedrático elencou aquelas que considera serem as entidades que mais ‘usam e abusam’ estes contratos. No topo estão escolas, centros de saúde, autarquias e até museus.

Mas o mais grave é mesmo a inferência à Autoridade para as Condições do Trabalho, que deveria fiscalizar estas situações ao invés de ser também por elas responsável.

Faria Costa pede, por isso, ao Ministério de Mota Soares que promova uma “avaliação urgente” dos casos e que faça uma efetiva fiscalização dos projetos em execução.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório