Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Empresa pede insolvência e deixa 98 pessoas no desemprego

A empresa de produtos de higiene e limpeza Multiflow, localizada no concelho de Vila Franca de xira, avançou com o pedido de insolvência, depois de falhado um Processo Especial de Revitalização, deixando 98 trabalhadores no desemprego.

Empresa pede insolvência e deixa 98 pessoas no desemprego
Notícias ao Minuto

16:58 - 14/11/14 por Lusa

Economia V.F. Xira

"A empresa estava num Processo Especial de Revitalização (PER), mas os credores não chegaram a acordo para prosseguir com esse plano. Tivemos a informação da administração [da empresa] que o PER não avançou porque a Caixa Geral de Depósitos, que é o principal credor, colocou condições que a administração não conseguia cumprir", explicou hoje à agência Lusa João Silveira do Sindicato das Indústrias Transformadoras e Energia (SITE).

Este desfecho, segundo o dirigente sindical, "coloca 98 trabalhadores no desemprego", um cenário preocupante para as respetivas famílias, que moram, sobretudo, em Alverca do Ribatejo e Sobralinho, localidade onde está instalada a Multiflow.

João Silveira acrescentou que os trabalhadores estão a ser convocados pelo sindicato para comparecerem na empresa, pelas 11:00 da próxima segunda-feira, uma vez que "o salário de outubro ainda não foi pago", além de haver a necessidade de esclarecimento acerca do procedimento para o pedido de subsídio de desemprego.

"As pessoas estão suspensas em casa, mas há um vínculo de contrato de trabalho. Há trabalhadores que se querem desvincular da empresa, na base da lei dos salários em atraso, para terem direito ao subsídio de desemprego, porque o Fundo de Garantia Salarial, só depois da insolvência decretada pelo tribunal, é que se pode tratar disso", sublinhou o sindicalista.

O dirigente sindical referiu que a Multiflow tem dívidas "superiores a 12 milhões de euros", e lamentou que o mercado tenha levado ao fecho da empresa, criada "há mais de 50 anos".

Fonte Judicial disse à Lusa que o PER não chegou a ser colocado a votação "porque não houve acordo com a Caixa Geral de Depósitos, principal credor".

Inviabilizado o PER, a "empresa, que tem entre 160/170 credores, que reclamam créditos na ordem dos 12,5 milhões de euros, já apresentou um requerimento junto do tribunal a pedir a insolvência", acrescentou a mesma fonte.

A Lusa tentou contactar a Multiflow, mas até ao final da tarde não foi possível.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório