Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Grandes senhorios com vida fiscal facilitada

Os grandes senhorios terão a vida facilitada a nível da fiscalidade, escreve esta quinta-feira o Jornal de Negócios.

Grandes senhorios com vida fiscal facilitada
Notícias ao Minuto

09:05 - 02/10/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Arrendamento

Na versão final do anteprojeto de reforma do IRS, os peritos alargam as facilidades aos grandes senhorios, sugerindo que o apuramento das rendas líquidas sujeitas a IRS passe a ser a nível global e não individual, isto é, por cada prédio.

De acordo com o Jornal de Negócios, os peritos do IRS sugerem duas formas de tratar as rendas fiscais, a primeira, destinada aos rendimentos prediais dos senhorios que queiram sujeitar-se às regras da categoria F.

Assim, todos os custos que os senhorios tiverem com os prédios que têm arrendados, incluindo despesas de condomínio, obras, contratação de advogados, entre outros, poderão ser abatidos na fatura fiscal.

Relativamente às obras de conservação e manutenção dos referidos imóveis, os peritos propõem que possam ser deduzidos os gastos suportados e pagos nos 24 meses anteriores ao arrendamento. Se num ano os senhorios apresentarem mais despesas do que lucro, então poderão deduzir estes custos ao IRS por um período de seis anos.

A segunda proposta apresentada pelos peritos reporta-se aos senhorios que se apresentam como empresários individuais e, por isso, queiram sujeitar as rendas às regras da categoria B.

Esta proposta sugere que os senhorios que tenham vários prédios possam, se preferirem, pagar IRS pela categoria B, equivalendo-se desta forma a empresários do arrendamento.

Optando por esta modalidade, os senhorios podem ainda escolher entre o regime simplificado ou a contabilidade organizada. No caso da primeira opção, apenas 95% do valor do rendimento líquido passa a ser considerado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório