Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Barclays condenado a multa de 38 milhões de libras

O Barclays foi condenado a pagar cerca de 38 milhões de libras (48 milhões de euros) por não ter protegido devidamente 16,5 mil milhões de libras de ativos dos seus clientes, anunciou hoje a Autoridade de Conduta Financeira (FCA).

Barclays condenado a multa de 38 milhões de libras
Notícias ao Minuto

15:42 - 23/09/14 por Lusa

Economia Regulador

A multa imposta ao banco britânico é a mais elevada aplicada por este motivo, com o regulador britânico a criticar a divisão de investimentos do Barclays por "lacunas significativas" nos seus controlos entre novembro de 2007 e janeiro de 2012.

Segundo a FCA, o banco não seguiu as regras de proteção dos ativos dos clientes em caso de falência.

"O Barclays falhou quanto à aplicação de lições das nossas decisões anteriores e das numerosas advertências ao setor, expondo os seus clientes a um risco que não era necessário", declarou Tracey McDermott, uma das responsáveis da FCA.

"Todas as empresas devem perceber que após o Lehman, não há desculpas para não se proteger os ativos dos clientes", acrescentou, em alusão à falência do banco norte-americano Lehman Brothers em 2008.

O banco britânico tem estado envolvido em vários escândalos nos últimos anos, um dos quais relativo à manipulação da taxa interbancária Libor levou à demissão do antigo diretor-geral da instituição, Bod Diamond, em 2012.

O Barclays aceitou a sua responsabilidade neste novo caso, mas sublinhou que nenhum cliente foi lesado e que não tirou qualquer benefício da situação.

Desde o início deste processo que o banco aceitou uma solução amigável, que lhe permitiu beneficiar de um desconto de 30% na multa, que teria atingido 53,9 milhões de libras.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório