Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

"O Governo tornou-se tão radical" que até afastou a troika

Defendendo que é necessário um ministro das Finanças político e que se tem que acabar com a contratação de empresários para as pastas da Economia e das Finanças, o professor Pedro Lains defende, em entrevista ao Jornal de Negócios, que com o Governo que temos em Portugal, não há espaço para a troika.

"O Governo tornou-se tão radical" que até afastou a troika
Notícias ao Minuto

12:23 - 19/09/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Pedro Lains

“Desde que o Governo se tornou tão radical, a troika praticamente desapareceu”, é esta a opinião do professor Pedro Lains, que considera que este Governo, liderado por Pedro Passos Coelho, duplicou a austeridade.

“O défice está a ser reduzido, drasticamente, isso afeta a economia, e a dívida, em termos relativos, não está a ser reduzida”, refere, defendendo que até o FMI “teria respondido positivamente no sentido de não haver tanta austeridade, de haver um ajustamento mais lento”.

Para Pedro Lains, “o memorando devia ter sido administrado de outra maneira”, mas o “Governo não quis porque achava que tinha de ser o mais duro possível, acreditava na austeridade expansionista”. Nada disso, defende, valeu a pena, pois “estamos menos integrados na Europa. Temos uma economia destruída, mesmo. Havia uma série de coisas que estavam a nascer e que foram interrompidas”.

Para que a situação se inverta, é necessário “ter um ministro das Finanças político” e é necessário separar o Banco de Portugal do Governo.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório