Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 26º

Resgate do BES pode custar à banca indemnizações a lesados

Os participantes no Fundo de Resolução, que suportam em grande parte a injeção de capital administrada ao Novo Banco, poderão vir a ser chamados a indemnizar aqueles que saíram lesados com a solução encontrada para resgatar a instituição bancária, destaca a edição desta sexta-feira do Diário Económico.

Resgate do BES pode custar à banca indemnizações a lesados
Notícias ao Minuto

12:57 - 08/08/14 por Notícias Ao Minuto

Economia Fundo

A medida tomada perante o colapso do BES passou pelo recurso ao Fundo de Resolução, que é custeado por todas as instituições financeiras portuguesas, pelo que a banca foi forçada a intervir no que concerne aos capitais injetados no Novo Banco.

Ora, avança o Diário Económico de hoje que, nesta medida, os bancos poderão também vir a ser chamados a indemnizar alguns dos lesados neste delicado processo. Mas tal só sucederá caso um de dois cenários se colocar.

Vejamos. Se for feita prova de que os credores agora alocados ao banco mau perderam mais com a solução encontrada do que teriam perdido com a simples falência do BES, terá de ser paga uma indemnização por parte do Fundo de Resolução.

Por outro lado, os bancos também terão de contribuir para a compensação dos credores que vierem a contestar judicialmente a medida, isto se os tribunais decidirem a seu favor.

Saliente-se que a banca já financiou diretamente uma fatia de 367 milhões do bolo de 4,9 mil milhões empregues para salvar o BES.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório