Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

"Haverá seguramente" impacto do BES na economia

O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, afirmou hoje que "haverá seguramente" impactos da situação do Grupo Espírito Santo (GES) na economia portuguesa, mas disse esperar que a economia "tenha resiliência" para enfrentar esses impactos.

"Haverá seguramente" impacto do BES na economia
Notícias ao Minuto

16:08 - 31/07/14 por Lusa

Economia Marques Guedes

"Uma economia como a portuguesa ressente-se necessariamente de uma situação tão grave como aquela que atravessa um grande grupo económico como é o Grupo Espírito Santo [GES]", afirmou hoje Marques Guedes, na conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros, acrescentando que esse impacto "poderá ser maior ou menor" dependendo da "gravidade dessa situação" no GES.

"Haverá impactos para a economia? Haverá seguramente. Espero que a economia portuguesa tenha resiliência suficiente para poder reagir positivamente a mais este revés que, no fundo, não deixa de ser um revés bastante importante atendendo à dimensão do grupo económico que está em causa", advertiu o governante.

Sobre esta matéria, Marques Guedes disse ainda que "estas coisas têm de ser tratadas acima de tudo pelos responsáveis de supervisão e de regulação do sistema financeiro", afirmando confiar no funcionamento dos mecanismos existentes.

O ministro da Presidência e dos Assuntos Parlamentares referiu-se também ao comunicado emitido na noite passada pelo Banco de Portugal (BdP), considerando que "fica claro por parte do BdP que foram detetados factos supervenientes que apontam para perdas mais significativas do que aquilo que o BdP tinha antecipado e relativamente às quais o BdP tinha determinado a provisão de meios para fazer face a essa exposição".

O BES anunciou na quarta-feira à noite um resultado líquido negativo de 3.577,3 milhões de euros entre janeiro e junho, um valor que compara com o prejuízo de 237,4 milhões de euros, apurado no primeiro semestre de 2013.

"Fatores de natureza excecional ocorridos durante o corrente exercício determinaram a contabilização de prejuízos, de imparidades e de contingências que se refletiram num prejuízo de 3.577,3 milhões de euros", lê-se no comunicado enviado pelo banco à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O novo presidente executivo do BES, Vítor Bento, anunciou logo após a divulgação dos resultados semestrais do banco que a instituição vai avançar imediatamente com um aumento de capital.

O Banco de Portugal disse que factos recentemente descobertos no BES apontam para a "prática de atos de gestão gravemente prejudiciais" e admite consequências contraordenacionais e até criminais para a ex-equipa de gestão liderada por Ricardo Salgado. No entanto, o banco central assegurou que o BES tem condições para manter a sua atividade e garante a "plena proteção dos interesses dos depositantes".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório