Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 30º

Clima económico atinge em julho máximo dos últimos seis anos

O indicador de clima económico em Portugal voltou a subir em julho, mantendo o perfil crescente iniciado em janeiro de 2013 e fixando o máximo dos últimos seis anos, divulgou hoje o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Clima económico atinge em julho máximo dos últimos seis anos
Notícias ao Minuto

11:24 - 30/07/14 por Lusa

Economia INE

O indicador de confiança dos consumidores manteve igualmente a recuperação, registando o valor mais elevado desde janeiro de 2007.

De acordo com o INE, o indicador de clima económico (calculado através de inquéritos a empresas de vários setores de atividade) recuperou dos 0,3 pontos em junho para os 0,5 pontos em julho, "mantendo o perfil crescente iniciado em janeiro de 2013 e fixando o máximo dos últimos seis anos".

O indicador de confiança dos consumidores (calculado através de inquéritos a particulares), por sua vez, melhorou em julho alcançando os -48,9 pontos (dos -50,0 pontos observados em junho) "prolongando o acentuado movimento ascendente observado desde o início de 2013 e registando o valor mais elevado desde janeiro de 2007".

Segundo o INE, a recuperação do indicador de confiança dos consumidores em julho "deveu-se ao contributo positivo de todas as componentes, sobretudo das perspetivas sobre a evolução do desemprego, que registaram o mínimo desde maio de 2001".

A Comissão Europeia divulgou hoje também que o indicador de sentimento económico para Portugal melhorou em julho, depois de seis meses consecutivos a subir, mantendo-se abaixo da média dos países da União Europeia (UE).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório