Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

BAD financia Angola em mil milhões de dólares

O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) oficializa na próxima semana, durante a prevista visita do presidente da instituição a Luanda, um empréstimo de mil milhões de dólares para o setor da Energia em Angola.

BAD financia Angola em mil milhões de dólares
Notícias ao Minuto

12:53 - 24/07/14 por Lusa

Economia Energia

Este financiamento, segundo informação oficial a que a Lusa teve hoje acesso, vai apoiar o programa de infraestruturas do executivo angolano e foi aprovado pelo BAD a 13 de maio.

Já de acordo com o sumário do despacho presidencial n.º 140, de 18 de julho, também consultado hoje pela Lusa, a minuta deste acordo de financiamento entre Angola e o BAD foi entretanto aprovada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

Segundo o BAD, o presidente daquela instituição financeira, Donald Kaberuka, visita Angola entre 27 e 30 de julho. Durante a presença em Angola, acrescenta a informação, deverá assinar este acordo de financiamento estimado em mil milhões de dólares (742 milhões de euros).

Além do setor energético, uma das prioridades de Angola e que também passará pela alavancagem do setor privado nesta área, o financiamento, segundo o BAD, servirá também para "garantir uma maior transparência e eficiência na gestão das finanças públicas".

"Estas reformas têm um impacto potencial no crescimento económico e na diversificação da economia do setor não-petrolífero", acrescenta o banco africano.

Durante a visita a Angola, o presidente do BAD deverá reunir-se com o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, e com o vice-Presidente, Manuel Vicente, mas também com o presidente do Fundo Soberano angolano, José Filomeno dos Santos, para abordar "diversos assuntos relacionados com o desenvolvimento do país".

O Banco Africano de Desenvolvimento foi o primeiro do género criado naquele continente, tendo sido fundado em 1964. Conta hoje com 54 membros regionais e 24 membros não regionais.

Angola aderiu ao BAD em 1980, tendo um investimento acumulado, proveniente daquela instituição financeira, na ordem dos 497 milhões de dólares (369 milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório