Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

'Rendimento' passa a 'mais-valia' e contribuintes pagam menos

A reconfiguração de um conjunto de ganhos por parte de investidores particulares poderão fazer com que estes paguem menos IRS, avança o Jornal de Negócios. A proposta é que alguns ganhos denominados de ‘rendimentos de capital’ passem a constituir ‘mais-valias’.

'Rendimento' passa a 'mais-valia' e contribuintes pagam menos
Notícias ao Minuto

10:22 - 24/07/14 por Notícias Ao Minuto

Economia IRS

Em termos de IRS, um rendimento e uma mais-valia não tem apenas uma semântica diferente, tem uma tributação diferente também. Ou seja, se um rendimento passar a ser qualificado como uma mais-valia na declaração de IRS, este imposto passa a ser menor.

De acordo com o Jornal de Negócios, o anteprojeto de reforma do IRS revelado na sexta-feira passada, são propostas alterações de denominação a um conjunto de ganhos que poderão fazer com que os investidores particulares paguem menos.

Os fiscalistas propõem que alguns ganhos até aqui tributados como rendimentos de capitais (categoria E) passem a ser classificados como mais-valias (categoria G). É o caso dos resgates de fundos de investimentos internacionais, reembolsos de obrigações e outros títulos de dívida, cessão onerosa de créditos e a cedência de prestações acessórias e prestações suplementares.

Os peritos explicam: um ‘rendimento de capital’, como um juro, por exemplo, tem origem numa fonte que continua na posse do investidor, como uma obrigação, e continuará a dar benefícios. Já uma mais-valia é obtida com a extinção dessa fonte de rendimento, como quando a obrigação é vendida, tornando esse ganho finito.

A proposta da equipa liderada por Rui Morais, a Comissão para a Reforma do IRS, é que os casos de reembolsos de obrigações ou resgates dos fundos passem a constituir mais-valias e não rendimentos, uma vez que estes investimentos saem da posse do investidor.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório