Meteorologia

  • 07 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 26º

Governo prepara operador para mudar fornecedor de luz e gás

O Governo está a trabalhar na criação de um operador independente que ficará responsável pela mudança de comercializador no mercado livre de gás e eletricidade, o que ainda não avançou porque outras medidas foram consideradas prioritárias pela troika.

Governo prepara operador para mudar fornecedor de luz e gás
Notícias ao Minuto

16:44 - 16/04/14 por Lusa

Economia Consumo

"Neste momento, ainda não avançamos para o processo legislativo. Continuamos a trabalhar, está definido e é para cumprir", disse à Lusa o secretário de Estado da Energia, Artur Trindade.

O governante explicou que "têm surgido prioridades em cima de prioridades", que têm obrigado a adiar o processo para a criação de um operador independente que ficará responsável pela mudança de comercializador no mercado livre de eletricidade e de gás, processo que agora é assegurado pela EDP e pela REN, respetivamente.

"A própria troika tem exigido e sugerido diferentes tipos de medidas e alterado o seu discurso em relação à energia. E nós fomos adaptando as prioridades às que a troika refere", afirmou.

A figura de um operador independente de serviços logísticos de gás e eletricidade está prevista na legislação que marcou o arranque do processo de liberalização do mercado energético em 2006 e volta a ser mencionada no documento da Comissão Europeia que prepara a aprovação da 11.ª avaliação regular ao Programa de Ajustamento Económico e Financeiro (PAEF), datado de 19 de março, que foi divulgado no domingo.

Na prática, esse operador agiliza todo o processo de transição do mercado regulado para o mercado liberalizado e de mudança de fornecedor no mercado livre, fazendo a ponte entre os clientes e as empresas fornecedoras de eletricidade e de gás.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório