Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Oeste formaliza acordos para manutenção das 35 horas de trabalho

O Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) assinou hoje com a câmara e serviços municipalizados das Caldas da Rainha a manutenção das 35 horas de trabalho semanais, acordo que vai ser formalizado com todas as autarquias do Oeste.

Oeste formaliza acordos para manutenção das 35 horas de trabalho
Notícias ao Minuto

15:57 - 09/04/14 por Lusa

Economia Autarquia

"Demos um passo em frente ao garantir um direito que já tem mais de 15 anos", afirmou o presidente do STAL, Francisco Braz, à margem da assinatura do Acordo Coletivo de Entidade Empregadora Pública (ACEEP) com a câmara e serviços municipalizados (SMAS) das Caldas da Rainha.

O acordo que garante a manutenção das 35 horas semanais de trabalho para os 330 funcionários da autarquia e 72 dos SMAS foi conseguido "através de negociações no âmbito da OesteCim -- Comunidade Intermunicipal do Oeste" e, segundo o mesmo responsável, vai ser assinado com todos os concelhos que a integram - Alcobaça, Alenquer, Arruda dos Vinhos, Bombarral, Cadaval, Lourinhã, Nazaré, Óbidos, Peniche, Sobral de Monte Agraço e Torres Vedras.

"Numa altura em que a capacidade produtiva e o desemprego aumentam, não se toleraria o alargamento do horário de trabalho. Antes pelo contrário, precisamos é de organizar e produzir mais para arranjar mais emprego e não explorar mais quem trabalha", defendeu o responsável pelo sindicato.

Além das Caldas da Rainha, o acordo já foi também formalizado no Bombarral, faltando apenas, na região do Oeste, concluir as negociações com a Câmara de Torres Vedras, embora "a maioria das câmaras que ainda não assinaram estejam a fazer as 35 horas por força de providências cautelares que foram interpostas", esclareceu.

O acordo será também assinado com a própria OesteCim, defendendo o sindicato que "este horário seja aplicado a todos os trabalhadores da administração local", incluindo as juntas de freguesia.

De acordo com Francisco Braz, o acordo já foi assinado com "cerca de 315 organismos da administração local", dos quais 120 câmaras, ou seja, "mais de um terço dos 308 municípios do país".

O STAL estima que "mais de dois terços dos trabalhadores da administração local estejam abrangidos", porque já foi formalizado o acordo com as duas maiores câmaras do país [Lisboa e Porto] e com todas as do distrito do Algarve.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório