Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 17º

Solução para chumbo das pensões é aumentar imposto

Num momento em que tudo indica que o Presidente da República, Cavaco Silva, vai enviar o diploma sobre a convergência de pensões para o Tribunal Constitucional, o semanário Expresso conta hoje que o Governo já tem uma solução para o caso de ser aberto um buraco de 700 milhões de euros. Esse ‘plano B’ é nada mais, nada menos, do que um novo aumento do IVA.

Solução para chumbo das pensões é aumentar imposto
Notícias ao Minuto

08:26 - 23/11/13 por Notícias Ao Minuto

Economia OE2014

Sob a ameaça de vários chumbos a diplomas do Orçamento do Estado para 2014, o Governo está decidido a apresentar de imediato, com vista a cumprir os compromissos assumidos com os credores internacionais, medidas alternativas e de igual impacto nos cofres do Estado.

Porque “o País não pode nem vai parar por causa disso”, salienta ao semanário Expresso uma fonte próxima do primeiro-ministro, a convicção de Passos Coelho é a de que apesar de “péssima”, a solução será um novo aumento de impostos.

Neste cenário, refere o semanário Expresso, o que está em cima da mesa é, desde logo, o aumento do IVA que pode concretizar-se de três formas: aumento de 1% em todas as taxas; aumento de 1% apenas na taxa máxima; ou pelo aumento da taxa máxima, a eliminação da intermédia e redução dos produtos que beneficiam da mínima.

Falando em termos de valor, ou seja, de receita para o Estado, a convergência de pensões ronda os 740 milhões de euros, ao passo que, revela o semanário Expresso, este aumento do IVA pode variar entre os 400 e os 900 milhões de euros.

“Já nos comprometemos a baixar o IRC e é impensável aumentar o IRS, porque iria reduzir o rendimento disponível num momento em que precisamos de estabilizar o mercado interno. Portanto, o IVA é o ‘suspeito do costume’”, justifica outra fonte governamental ao semanário Expresso.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório