Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

'Portugal (mesmo) à beira de um segundo resgate'

Portugal pode vir a necessitar de um segundo resgate financeiro. A afirmação foi feita por um alto responsável da troika ao Financial Times, indica o Diário Económico. Na análise levada a cabo, a publicação foca-se, sobretudo, na eventualidade dos chumbos por parte do Tribunal Constitucional (TC).

'Portugal (mesmo) à beira de um segundo resgate'
Notícias ao Minuto

10:30 - 21/11/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Financial Times

Portugal pode estar na iminência de um segundo resgate financeiro. Esta é a opinião de um dos altos responsáveis da troika, mas partilhada por vários membros das instituições internacionais. Num artigo intitulado ‘Portugal à beira de um segundo resgate’, este jornal britânico defende que agora as atenções estão todas viradas para a economia portuguesa.

A possibilidade de um segundo resgate deve-se à descrença da suficiência de um programa cautelar para que a economia portuguesa volte aos mercados de forma segura. E são vários os motivos apontados pelos credores: mais chumbos do Tribunal Constitucional (TC), elevados reembolsos da dívida e juros a “níveis dolorosos” praticados em mercados secundários, cita o Diário Económico.

Em causa, salientam ainda as instituições internacionais, está o facto de cerca de 1,4 mil milhões de euros estarem dependentes das decisões do TC. Este valor, frisam, corresponde a "cerca de um terço das medidas orçamentais planeadas para o próximo ano".

Na próxima semana, o Orçamento do Estado para 2014 vai a Parlamento para votação, mas será quase certa a sua aprovação.

Já no próximo dia 4 de Dezembro, a troika regressa a Lisboa para a décima avaliação ao memorando de ajustamento, mas o Financial Times acredita que será a decisão final quanto ao Orçamento do próximo ano a delinear os planos pós-troika em Portugal.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório