Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Maioria das subvenções vitalícias dos políticos será suspensa

A proposta de Orçamento do Estado para 2014 prevê a suspensão das subvenções vitalícias de antigos titulares de cargos políticos sempre que recebam outro rendimento superior a dois mil euros. Nesta situação, avança hoje o Diário Económico citando dados da Secretaria de Estado da Administração Pública, está a grande maioria das subvenções e as que não estiverem também serão alvo de um corte.

Maioria das subvenções vitalícias dos políticos será suspensa
Notícias ao Minuto

09:16 - 24/10/13 por Notícias Ao Minuto

Economia OE2014

A Caixa Geral de Aposentações (CGA) despende actualmente 10,5 milhões de euros para pagar 279 subvenções vitalícias de antigos titulares de cargos políticos. Contudo, conforme prevê a proposta de Orçamento do Estado, no próximo ano pelo menos 70% serão suspensas porque os beneficiários recebem um rendimento superior, em média, a dois mil euros ou são detentores de património mobiliário acima dos 100.600 euros.

A informação é hoje avançada pelo Diário Económico que teve acesso a dados da Secretaria de Estado da Administração Pública e que mostram que dos actuais 279 beneficiários, apenas 42 recebem exclusivamente a subvenção vitalícia. Neste sentido, 237 acumulam a subvenção com “outra pensão pública”.

O Orçamento do Estado para 2014, apresentado na passada semana, prevê então que no próximo ano a mesma seja suspensa para, pelo menos, 194 beneficiários (cerca de 70%) porque o valor da “outra pensão pública” que auferem é superior a dois mil euros.

Mas, os restantes não ficarão a salvo, salienta o Diário Económico, porque mesmo que os valores da acumulação de subvenção/pensão se situem abaixo do limite mínimo estabelecido pelo Governo serão alvo de um corte.

Porém, como há sempre excepções, fora destas suspensões ou cortes ficarão os antigos Presidentes da República, onde se incluem Ramalho Eanes, Mário Soares, ou Jorge Sampaio.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório