Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Conselho de Reitores rejeita "cortes adicionais"

O presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (CRUP), António Rendas, disse hoje esperar que o orçamento para 2014 negociado com o Governo se mantenha, sem que sejam feitos "cortes adicionais".

Conselho de Reitores rejeita "cortes adicionais"
Notícias ao Minuto

19:55 - 08/10/13 por Lusa

Economia 2014

"Se o orçamento que foi negociado se mantiver e se nós pudermos gerar e gerir as nossas receitas próprias, como tem sido feito até aqui, vamos continuar a competir internacionalmente e a qualificar os portugueses", afirmou.

Para vincar a sua ideia, quando questionado pelos jornalistas a propósito das expetativas do CRUP em relação à proposta do Governo para o Orçamento do Estado para 2014 (OE2014), Rendas recorreu a uma metáfora.

"É aquele indivíduo que está à beira de um oásis e que morre a 100 metros das palmeiras. Portanto, espero é que o oásis não se transforme em miragem", disse.

Nesse caso, "o orçamento de 2014 será mau, mas espero que não seja", continuou.

António Rendas falava aos jornalistas na Universidade de Évora, após a reunião do CRUP realizada hoje nas instalações da academia alentejana.

Ainda sobre o OE, o presidente do CRUP insistiu que, "se não houver cortes adicionais" e "se o orçamento que for enviado para o parlamento" corresponder ao que foi apresentado às universidades, estas instituições do Ensino Superior, embora com "limitações e dificuldades", vão "cumprir" os seus projetos.

O CRUP é uma entidade de coordenação do ensino universitário em Portugal e integra, como membros efetivos, o conjunto das universidades públicas e a Universidade Católica Portuguesa.

O organismo procura, nesta medida, constituir um núcleo de representatividade significativo de uma parte importante do sistema nacional de Ensino Superior.

A próxima reunião do Conselho de Reitores fora das instalações do Lumiar (Lisboa) vai decorrer na Universidade do Minho, em novembro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório