Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 20º

"A retoma está na sua infância", avisa Draghi

A “economia continua frágil” e o “desemprego demasiado elevado” na Europa, por isso, o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, tentou hoje serenar alguns ânimos, afirmando que “a retoma está apenas na sua infância”.

"A retoma está na sua infância", avisa Draghi
Notícias ao Minuto

11:45 - 16/09/13 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Banco Central

Num discurso proferido em Berlim, o presidente do BCE, Mario Draghi, afirmou que a instituição que lidera “não pode substituir os governos na redução dos défices”, bem como na “implementação de reformas estruturais” ou “na reparação de sistemas políticos que não funcionam".

Sublinhando que, "a economia continua frágil e o desemprego permanece demasiado elevado", Draghi afirmou que "a retoma está apenas na sua infância", cita a Bloomberg.

Face a este cenário, e tendo em conta a expectativa de uma evolução controlada dos preços no médio prazo, o BCE estima que "as taxas de juro se mantenham no nível actual [0,5%, um mínimo histórico] ou [ainda] mais baixo, durante um longo período".

Draghi encorajou, porém, os governos europeus a incentivarem mais o investimento, por ser mais eficaz para restabelecer a competitividade do que simplesmente reduzir o custo do trabalho. “Um meio para restabelecer rapidamente a competitividade é concentrar-se nos (…) salários”, explicou o presidente do BCE, acrescenta que “uma outra via, de longo prazo, é (…) aumentar a produtividade”.

“A minha mensagem principal é a de que fizemos progressos significativos (…) na estabilização da zona euro, mas ainda há trabalho a fazer para transformar esta em termos de crescimento mais sustentado e empregos”, concluiu.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório