Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Portugal calça o Mundo

O sector do calçado continua a dar largos passos para o sucesso e crescimento internacional. Nos primeiros seis meses do ano as vendas para países fora da União Europeia aumentaram 37% e os sapatos portugueses são já os segundos mais caros a nível mundial, ficando apenas atrás da Itália, revela o jornal Público.

Portugal calça o Mundo
Notícias ao Minuto

09:12 - 12/09/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Setor

As exportações de calçado português têm conhecido, este ano, novas rotas. Mercados emergentes como os Emirados Árabes Unidos, Austrália e Angola são agora destinos por excelência dos sapatos nacionais.

De acordo com o jornal Público, também os Estados Unidos, Rússia e Canadá estão entre os países que contribuíram para um aumento das exportações em 4% este ano.

O sucesso das exportações deve-se, sobretudo, a países fora da União Europeia, onde as vendas representam um aumento de 37%, o que, escreve o mesmo jornal, serviu para compensar a estabilização da exportação para mercados mais maduros dentro da Europa.

No ano passado, a indústria portuguesa de calçado exportou 71 milhões de pares, mais seis milhões do que em 2011, e aumentou o preço médio de cada sapato em 15,3%. Este ano, o preço médio da exportação está em 29,9 dólares por sapato português, cerca de 22 euros.

O couro continua a ser o material mais procurado no calçado português, representando 74% dos sapatos exportados, seguido da borracha e plástico (9%), têxtil (7%) e impermeável (5%).

Dentro da Europa, são os franceses quem mais importam os nossos sapatos, seguidos dos alemães, espanhóis, holandeses e britânicos.

Durante esta semana dezenas de marcas portuguesas vão até Dusselforf, na Alemanha, e Milão, em Itália, mostrar as últimas tendências.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório