Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

"Não fosse o prejuízo, se calhar merecíamos ser campeões"

José Peseiro anteviu, esta quinta-feira, em conferência de imprensa, o Rio Ave-FC Porto da 33ª jornada da I Liga.

"Não fosse o prejuízo, se calhar merecíamos ser campeões"
Notícias ao Minuto

13:28 - 05/05/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Direto

José Peseiro voltou a deixar críticas às arbitragens das últimas partidas do FC Porto. Na conferência de imprensa de antevisão à deslocação ao reduto do Rio Ave, o técnico defendeu, ainda, Suk e Marega, assim como o trabalho que a equipa tem vindo a desenvolver.

Vontade de vencer: É a nossa obrigação e responsabilidade entrar em qualquer jogo e fazer o nosso melhor. É isso que vamos fazer em Vila do Conde. Um jogo que sabemos que tem uma equipa que compete por um luar na Europa. Mas há um FC Porto que compete pela sua dignidade e vontade de querer melhorar. É isso que, passo a passo, tem de ser feito.

Sporting justo campeão: Se falarmos da qualidade de jogo, não posso afirmar que merecemos ser campeões. Mas, se falarmos, daquilo que foi o prejuízo da nossa equipa, se calhar também merecíamos ser campeões. Ainda neste nojo tivemos duas grandes penalidades, há um segundo amarelo por mostrar a um jogador. A tudo isso não foi dada a devida atenção. Gostava que fizessem um exercicio de imaginação: se, nos cinco jogos desde que aqui estou, a maneira como estas derrotas fossem determinadas acontecesse a Benfica e Sporting, imaginem o que acontecia nesta país. Se os clubes se lastimam por um lance num jogo em que venceram, imaginem se, Benfica ou Sporting, fossem sistematicamente prejudicados com decisões de árbitros, o que se falava neste país.

Dificuldades: O Rio Ave tem colocado grandes dificuldades a qualquer dos adversários. Sabemos da qualidade de jogo do Rio Ave, da sua capacidade de discutir resultados com equipas de melhores recursos. É para isso que estamos preparados.

Regresso de Marcano: Tenho confiança nos defesas que tenho. Se erram, em primeiro lugar os erros são meus. Sempre foi essa a minha forma de estar enquanto treinador de futebol. Jogue quem jogue, a nossa intenção passa por melhorar o rendimento, sermos mais fortes. A verdade é que sofremos golos em superioridade numérica. Alguma coisa aconteceu para não termos evitado os golos que sofremos.

Críticas depois do Clássico: Respeito todos os comentadores, mas não tenho que comentar. Fiquei desiludido com o resultado, visto que o FC Porto não pode ter outra forma de sentir, mas não desiludido com a exibição. Basta ver os números do que se passou para ver que tenho razão. Mas também aceito quem não concorde comigo. Sei o contexto em que entrei no FC Porto, sei o que temos sofrido, das dificuldades que tivemos a vários níveis. As avaliações fazem-se no final da época.

Melhorias na equipa: Não somos a equipa consistente que queríamos ser. Já fizemos coisas muito boas, menos boas. Queremos melhorar e ter isso. Há resultados, como o anterior, que não são bons para essa consolidação, mas sabemos que aquilo que queremos para a equipa temos vindo a fazer nalguns momentos. Não tem a ver com outros fatores que não a consistência. Temos de ser mais constantes no rendimento. É para isso que trabalhamos todos os dias e acreditamos que podemos ser melhores ainda.

Próxima temporada: Sabem o contrato que tenho. Sei para o que vim, para o que estou. Para não deixar dúvidas, quero ganhar a Taça e ser campeão várias vezes neste clube.

Arbitragem: Já falei várias vezes sobre isso. Não penalizo os árbitros, não os pressiono. Acho que eles são homens, podem errar. Mas posso falar dos erros que existiram contra nós. São evidentes. Não dão a mesma importância do que quando acontece contra Benfica e Sporting, mas isso é assim há vários anos, não é de hoje. Se Benfica ou Sporting fossem assiduamente prejudicados quando perdem, como nós, imagino o que se falaria. Com certeza já haveria coisas mais graves para resolver.

Suk e Marega: Não se fala na próxima temporada. O que falamos é do jogo com o Rio Ave, que é mais importante. Depois falamos do jogo com o Boavista e depois da final com o Sporting de Braga. Foram dois jogadores que chegaram muito em cima, foram obrigados a jogar muitas vezes sem terem condições para isso. Não desfrutaram do que seria uma adaptação muito mais fácil. O treinador mudou também naquela coisa. Mudou muita coisa na equipa e tudo isto não contribui para a sua adaptação plena. Mas são dois jogadores que já jogaram várias vezes. Não lhes podemos exigir o mesmo que a outros porque não desfrutaram do que é sentir o FC Porto como outros que tiveram muito tempo. Estar a avaliar o Suk e o Marega num contexto complicado, até em função do stress, não é bom. Eles sabem que não serão avaliados devido a esse contexto.

Mudanças de regras nos horários dos jogos: Como profissional, acredito em todos os profissionais que aqui estão. Acredito que podemos jogar seja a que hora for e vamos todos para vencer. Quero continuar a acreditar que isto é uma verdade.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório