Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Clube mais antigo de Portugal troca a bola desde 1898

Nasceu a 13 de Março de 1898 e há 115 anos que joga futebol. O Sport Clube Vianense, que ainda se encontra no activo, é a equipa nacional mais antiga de Portugal. Na época 1923/24 fez a sua estreia em campeonatos oficiais.

Clube mais antigo de Portugal troca a bola desde 1898
Notícias ao Minuto

09:37 - 13/03/13 por Notícias Ao Minuto

Desporto Viana do Castelo

Inspirado no ‘beautifull-game’ trazido pelo Reino Unido, o Sport Clube Vianense foi o primeiro clube de futebol português a nascer e a fazer rolar a bola. Hoje, o clube comemora 115 anos de existência.

A data é assinalada esta quarta-feira com um jantar de homenagem à equipa que, em 1998/99, conseguiu o primeiro lugar no campeonato nacional da terceira divisão.

Actualmente na terceira divisão, o Vianense foi presença frequente nos campeonatos da segunda liga nos anos 70.

Segundo avança o Jornal de Notícias, o objectivo da equipa é regressar à segunda divisão, e, quanto a isso, o presidente do clube, João Paulo Novo mantém a confiança: “Vamos subir. Não tenho dúvidas”.

Contudo, as recentes dificuldades financeiras têm deixado marcas na equipa: “andamos sempre com as calças nas mãos, sempre a fazer ginástica”, desabafou o presidente. Quanto a prémios e ajudas de custo, neste momento, o clube de “há dois anos para cá” só suporta “lanches e jantares”.

De um orçamento de 130 mil euros, 75 mil destinam-se a gastos para manter a equipa principal, e o restante é dedicado às camadas mais jovens, às secções de pesca, de judo e danças de salão.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório