Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 10º MÁX 17º

Vitória 'sorri' ao Sporting. 'Leões' vencem Taça nos penáltis

O Sporting conquistou a 16ª Taça de Portugal da sua história ao vencer na final, nas grandes penalidades, o Braga. O jogo esteve quase sempre a favor dos bracarenses que estiveram a vencer por 2-0 até aos 86' minutos. Valeu a vontade dos 'leões' que se superiorizaram ao seu adversário nas grandes penalidades. Esta foi também a primeira vez na história da competição que o jogo foi decidido por penáltis.

Notícias ao Minuto

19:49 - 31/05/15 por Notícias Ao Minuto

Desporto Taça de Portugal

Resumo do encontro:

O Sporting depois de estar a perder 2-0, reduzido a dez desde os 15 minutos, conseguiu superiorizar-se ao seu adversário, igualou a partida e 'empurrou' o golo para as grandes penalidades.

Na marca de nove metros, o Sporting foi mais feliz, vencendo por 3-1, após uma defesa de Patrício - já lesionado - e dois falhanços dos 'arsenalistas'.

Os 'leões' de Marco Silva mereceram a reviravolta na partida, tendo, quase sempre, sido melhores do que o Braga de Sérgio Conceição.

Marco Ferreira, o árbitro da partida, em alguns lances foi bastante contestado, mostrando uma dualidade de critérios que só no final do encontro foi percebida.

Acompanhamento da partida:

120' - Agra falha. Sporting vence a sua 16ª Taça!!

120' - Está feito o 3-1. Se o Braga falha a Taça é do Sporting.

120' - Éder falha para o Braga. Sporting está mais perto do título. Slimani é o seguinte.

120' - Nani faz o 2-1 para o Sporting.

120' - Patrício defende o remate de André Pinto. Foi buscá-la junto ao poste. Vem aí Nani.

120' - Adrien marca para o Sporting. Bola no ângulo.

120' - Alan faz o primeiro. Guarda-redes para um lado, bola para o outro.

120' - Patrício já está na baliza. Vai ser o Braga a marcar primeiro. É Alan quem vai marcar.

120' - Final do tempo regular. O jogo vai ser decidido nas grandes penalidades.

116' - O jogo encaminha-se para grandes penalidades e, a verificar-se este desfecho, será a primeira vez na história que a final desta competição será decidida desta forma.

114' - Mauro é expulso. O 'arsenalista' perde a cabeça e recebe o segundo cartão amarelo e consequente vernelho.

113' - O guarda-redes do Sporting salva o Sporting. Salvador Agra surge isolado na área e Patrício oferece o golo à bola.

110' - Patrício recebe assistência médica. O guarda-redes dos 'leões' terá caído mal e necessitou de parar por momentos.

109' - Ninguém arrisca nada e o cansaço dos jogadores começa a ser cada vez mais notório. As duas equipas tentam, através de lances individuais, mudar o rumo da partida.

106' - Volta a jogar-se no estádio nacional.

105' - Final da primeira parte do prolongamento. Mantém-se o resultado no estádio do Jamor, 2-2.

97' - Esteve à vista o terceiro do Sporting. Nani recebe da direita de Mané, flete para o centro da área e remata colocado. A bola passou a centímetros do poste.

91' - Começa a jogar-se o prolongamento. Sai o Braga com a bola. Que emoção no estádio do Jamor. Vários adeptos do Sporting já se preparavam para abandonar o estádio e voltaram atrás após o golo.

90 + 6' - Final do tempo regulamentar. Vão jogar-se mais 30 minutos.

90 +3' - Golo!!!! Está feito o empate. Montero aproveita um lançamento longo e, com alguma sorte, marca para o Sporting. Está à vista o prolongamento.

90' - Marco Ferreira dá seis minutos de compensação.

84' - Golo!! Slimani faz golo. Mau alívio de Baiano e o argelino, de fora da área, bate o guardião bracarense. Renasce a esperança entre os adeptos 'leoninos'.

76' - Estatística: estão 35. 890 espetadores no estádio do Jamor.

76' - Defesa impossível de Kritciuk a cabeceamento de Slimani. O argelino cabeceia forte após cruzamento da esquerda. Está mais forte o Sporting.

72' - Aderlan Santos salva o Braga. O defesa central, depois de um cruzamento da direita, com amortecimento de Nani, tira o golo a Slimani, que já tinha a baliza aberta. Esteve à vista o primeiro dos 'verde-e-brancos'.

65' - Os 'leões' mantêm a iniciativa de jogo, mas estão a revelar-se incapazes de ultrapassar a 'muralha' bracarense. A equipa orientada por Marco Silva parece algo desorientada em campo e, talvez por isso, falta esclarecimento na hora de chegar à baliza adversária.

60' - O Sporting vai tentando investir sobre o Sp. Braga mas, a jogar em inferioridade numérica, tem a vida muito complicada. Os bracarenses, com uma vantagem de dois golos, vai gerindo o marcador.

Há instantes, Éder, de fora da área, tenta o chapéu a Patrício, que o guardião leonino desvia para canto.

54' - Sai Carrillo e entra Carlos Mané. É a primeira tentativa atacante do treinador 'leonino' para tentar chegar ao empate.

51' - Boa jogada dos bracarenses. Rúben Micael abre na direita e Pardo centra para Éder, que, todavia, é ultrapassado pelo guarda-redes do Sporting.

50' - Tudo como no início do encontro. O Sporting vai dominando e o Braga, na expetativa, vai aguardando por um erro do adversário para tentar visar a balizar de Patrício.

46' - Reinício do encontro. Sai a jogar o Sporting de Braga.

45' - Intervalo. O Sporting de Braga vai para intervalo a vencer por dois e joga contra dez, fruto da expulsão de Cédric, nos minutos iniciais da partida. Vida muito complicada para os 'leões' que têm de marcar dois para voltar à discussão da partida.

39' - Sucessão de jogadas perigosas do Sporting. Slimani primeiro e, depois, Ewerton estiveram próximos do golo. Está vivo o jogo no estádio do Jamor.

36' - Confusão na área do Sp. Braga. Slimani frente ao guardião avançado acaba por não conseguir fazer o golo. Os 'leões' protestam muito.

30' - O Sporting tenta voltar ao jogo, mas a diferença de dois golos, aliada ao facto de jogar reduzido a dez, parecem estar a dificultar a tarefa dos pupilos de Marco Silva. Os bracarenses estão bem organizados defensivamente e procuram explorar as transições rápidas.

25' - Golo!! Braga faz o segundo de contra-ataque. Rafa marca para os bracarenses. Jogada de contra-ataque, o 'arsenalista' deixa Miguel Lopes para trás e, à saída de Rui Patrício, faz o segundo tento da partida.

Antes os 'leões', depois de várias faltas, pediu a expulsão de Baiano, por acumulação de amarelos.

20' - Depois do golo bracarense, o Sporting forçou o ataque com várias jogadas de algum perigo. Os 'leões' não baixaram a cabeça após o desaire inicial.

16' - Golo!! Éder marca para o Braga de grande penalidade.

14' - Grande penalidade para o Braga. Cédric é expulso por Marco Ferreira.

11' - Que perdida de Carrillo. Contra-ataque do Sporting, conduzido por João Mário, e o peruano dá um toque demasiado longo quando se preparava para ficar isolado. Jogada perigosa.

10' - O Sporting entrou na partida com mais iniciativa e o Braga vai tentando o contra-ataque como forma de tentar furar a muralha defensiva dos 'leões'.

6' - Nani, em zona frontal, remata de fora da área muito forte. Foi o primeiro momento de 'calafrio' no Jamor.

2' - Primeiro lance da partida pertence aos 'leões'. Canto na esquerda e Nani centra para a área. Porém, a bola é cabeceada para fora por Ewerton.

1' - Tudo a postos para o início da partida. Marco Ferreira apita e começa a rolar a bola no Jamor. Sai a jogar o Sporting.

0' - As equipas já estão no relvado depois de alguns minutos de festa dentro das quatro linhas. Está prestes a começar a final da Taça de Portugal e já se canta 'A Portuguesa'.

0' - As bancadas já estão cheias de adeptos das duas equipas e faz-se a festa. O encontro começa daqui a minutos.

0' - As duas equipas já estão no complexo desportivo do Jamor. Primeiro chegaram os bracarenses (15h45) e, minutos depois, o Sporting (15h55). Fora do estádio, os adeptos vão 'fazendo a festa'.

Antevisão: ‘Arsenalistas’ e ‘leões’ decidem daqui a instantes quem vai levar para casa o último troféu da temporada. As duas equipas, apesar de terem tido percursos diferentes, conquistaram um lugar na tão desejada final e fazem este domingo a ‘festa da Taça’.

Para chegar a esta fase da competição, os pupilos de Marco Silva começaram de forma incrível, vencendo, no Dragão, o FC Porto, por esclarecedores 3-1 o FC Porto. Seguiram-se depois três adversários secundários (Sporting de Espinho, por 5-0, Vizela, por 3-2, e Famalicão, por 4-0), antes de eliminar o Nacional nas meias-finais, com o empate 2-2 na Madeira e a vitória por 1-0 em Lisboa.

Já os bracarenses, sob a batuta de Sérgio Conceição, fizeram uma caminhada também impressionante. Eliminaram o Benfica (2-1), já depois de vencerem por 4-1 diante do 'distrital'. Seguiram-se quatro eliminatórias com primodivisionários, no terreno do rival Vitória de Guimarães (2-1), em casa com o Belenenses (7-1) e as duas mãos com o Rio Ave (3-0 em Braga e 1-1 em Vila do Conde).

Ontem, em conferência de imprensa de antevisão do encontro, os dois treinadores disseram que ‘a final é para ganhar’. O timoneiro ‘leonino’ disse que este era o “jogo mais importante da época” e Conceição, que revelou ter dificuldades em conter o seu temperamento mais efusivo, disse estar com vontade de levar a sua equipa para o campo ‘na hora’.

Daqui a pouco deverão ser conhecidos os onzes. Fique connosco para ficar a par de todas as incidências da partida.

Confira os escolhidos pelos dois treinadores para iniciar o encontro:

Sporting - Rui Patrício; Cédric, Paulo Oliveira, Ewerton e Jeferson; William Carvalho, Adrien e João Mário; Carrillo, Nani e Slimani.

Sp. Braga - Kritciuk, Baiano, Aderlan, A. Pinto e Djavan; Luiz Carlos, Mauro, Pardo, Rúben Micael e Rafa; Éder.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório