Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Setúbal é candidata a Cidade Europeia do Desporto 2016

A Câmara Municipal de Setúbal confirmou hoje a candidatura a Cidade Europeia do Desporto 2016, com a entrega formal da resposta aos requisitos exigidos pela Associação das Cidades Europeias do Desporto.

Setúbal é candidata a Cidade Europeia do Desporto 2016
Notícias ao Minuto

07:00 - 20/12/14 por Lusa

Desporto Requisitos

"É uma candidatura que visa assumir o desporto como um pilar central da cidade para o desenvolvimento humano e social e que, acima de tudo, democratize o acesso à prática desportiva", disse à Lusa o vereador da Cultura da Câmara de Setúbal, Pedro Pina, após a cerimónia realizada nos Paços do Concelho.

"Setúbal tem todas ou mais condições que as cidades portuguesas que se candidataram anteriormente", corroborou Nunes Liberato, chefe de Divisão de Desporto na autarquia sadina, que lembrou as candidaturas de Guimarães (2013), Maia (2014) e Loulé (2015).

Ao contrário do que tem sido habitual, além de Setúbal, em 2016 poderá haver também uma candidatura da cidade de Coimbra, o que significa que uma das duas será, inevitavelmente, preterida, mas que não impede o otimismo dos responsáveis pela autarquia setubalense.

Para o presidente da ACES Portugal - Associação das Cidades Europeias do Desporto em Portugal, Nuno Santos, as candidaturas a Cidade Europeia do Desporto permitem o "reconhecimento e a notoriedade europeia" pelo trabalho desenvolvido, por cada uma das cidades eleitas, na promoção da prática desportiva para todos.

"O que se exige a cada uma das cidades que se candidatam é que apresentem instalações desportivas, que deem a conhecer os eventos realizados nos últimos anos e os que se propõem realizar no futuro, sendo que estão também obrigadas a promover um mínimo de 30 eventos desportivos nacionais e cinco internacionais", disse.

"As cidades portuguesas escolhidas recebem, desde logo, um apoio financeiro de 100 mil euros, atribuído pela Secretaria de Estado da Juventude e Deporto", acrescentou.

Segundo Nuno Santos, toda a documentação terá de estar disponível para a visita da Comissão de Avaliação da ACES Europe à cidade de Setúbal, que deverá ocorrer em junho de 2015, prevendo-se que a decisão final sobre as diferentes candidaturas seja conhecida "durante a primeira semana de setembro do próximo ano".

Entre outros objetivos, a escolha de Cidades Europeias do Desporto pretende promover o desporto informal e estilos de vida saudáveis junto das populações, principalmente junto de pessoas com menor capacidade financeira e portadores de deficiência.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório