Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Obrigado a sair da arbitragem por ser homossexual

Quando assumiu que era homossexual, em 2008, Halil Dinçdag perdeu tudo: o emprego que tinha na rádio e o hobbie que lhe agitada os fins de semana, a arbitragem. Cinco anos mais tarde, continua sem emprego e não tornou-se numa figura conhecida do público, que o classificou de “demente”.

Obrigado a sair da arbitragem por ser homossexual
Notícias ao Minuto

09:25 - 28/11/14 por Notícias Ao Minuto

Desporto Turquia

Em 2008, Halil Dinçdag tornou-se no primeiro árbitro a assumir a homossexualidade. A confissão valeu-lhe um ‘cartão vermelho’ não só da arbitragem, mas da rádio em que trabalhava há 16 anos, conta o Diário de Notícias.

A decisão de assumir o seu maior segredo foi tomada quando foi chamado para fazer o serviço militar, sabendo aquilo a que os homossexuais eram sujeitos. Foi imediatamente dispensado do exército e foi chamado inclusivamente de “demente”.

A Federação Turca de Futebol recusou-se a renovar a sua licença de arbitragem – tinha uma carreira de 13 anos a arbitrar competições amadoras e distritais –, justificando a decisão com os regulamentos, que obrigam qualquer árbitro a cumprir o serviço militar.

Desde então, enviou mais de 150 candidaturas, todas elas recusadas. A sua orientação sexual tornou-o conhecido do público. “Há cinco anos tinha uma montanha sobre os ombros. Hoje sinto-me livre como um pássaro. Já não tenho medo, as coisas podiam ser piores”, afirmou, citado pela agência DPA.

Segundo o Diário de Notícias, vai apresentar-se em tribunal pela 14ª vez, no âmbito da batalha que enfrenta contra a Federação Turca de Futebol.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório