Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Bayern Munique claro favorito ao quarto 'tri' da sua história

O Bayern Munique, bicampeão em título, é claro favorito a vencer a edição 2014/15 do campeonato alemão de futebol e a selar o quarto "tri" da sua história, após dois anos de total supremacia.

Bayern Munique claro favorito ao quarto 'tri' da sua história
Notícias ao Minuto

08:45 - 20/08/14 por Lusa

Desporto Champions League

Na segunda época da "era" Pep Guardiola, os bávaros surgem com uma baixa de peso, face à partida de Toni Kroos para o Real Madrid, mas seguraram o resto das "estrelas" e parecem "condenados" a somar um 25.º título.

Nas duas últimas épocas, o Bayern chegou ao título muito cedo, deixando o Borussia de Dortmund a 25 pontos, em 2012/13, ainda sob o comando de Jupp Heynckes, que também conduziu o clube ao título europeu, e a 19, na época passada.

Caso volte a conquistar o cetro, o clube da Baviera repetirá somará o quarto "tri" da sua história, depois dos conseguidos entre 1971/72 e 1973/74, entre 1984/85 e 1986/87 e, mais recentemente, entre 1998/99 e 2000/01.

O polaco Robert Lewandowski é grande contratação do Bayern, que, além de se reforçar, deu mais um "tiro" no rival Borussia de Dortmund, um ano depois de lhe ter "roubado" Mario Götze, o homem que deu o título mundial à Alemanha.

De resto, o Bayern contratou um segundo guarda-redes de qualidade, Pepe Reina (Nápoles), e ainda o também espanhol Bernat (ex-Valência), enquanto Mandzukic, Van Buyten e Contento partiram.

Guardiola continua a ter ao seu dispor uma série de "enormes" jogadores, como os campeões mundiais Neuer, Lahm, Boateng, Schweinsteiger, Götze e Thomas Müller, mais Robben, Ribery, Thiago Alcântara, Alaba, Dante, Shaquiri ou Javi Martinez, que vai parar meio ano.

Quanto ao Borussia de Dortmund, segundo nos dois últimos anos, depois dos títulos de 2010/11 e 2011/12, mantém-se como o número dois, sob o comando do carismático Jurgen Klopp, que vai cumprir a sétima época consecutiva no clube.

A perda de Lewandowski, melhor marcador da última edição da "Bundesliga", com 20 golos, é importante, mas o Dortmund parece ter-se reforçado bem, nomeadamente com o italiano Ciro Immobili (melhor marcador da Série A 2013/14, com 22 golos, pelo Torino) e o colombiano Adrian Ramos (ex-Hertha).

Proveniente do Friburgo, o defesa Matthias Ginter é a outra contratação sonante para o conjunto de Klopp, que continuará a ter como grande figura Marco Reus, a última grande "pérola" do clube e, aos 25 anos, alvo de muitos "tubarões", a par do central Mats Hummels, autor de um "grande" Mundial2014.

O guarda-redes Weindenfeller, os defesas Piszczek, Subotic e Schmelzer, os médios Kehl, Gündogan, Mkhitaryan, Grosskreutz, Blaszczykowski e Sahin e o avançado Aubameyang garantem qualidade aos vice-campeões.

A exemplo do que sucedeu na época transata, o Borussia Dortmund arrancou com a vitória na Supertaça da Alemanha, ao bater o campeão Bayern, muito desfalcado, por 2-0, num embate que, como em 2013, voltou a jogar em casa.

Quanto ao restante elenco da "Bundesliga" 2014/15, com o regressado Colónia e o Paderborn em vez de Nuremberga e Eintracht Braunschweig, o Bayer Leverkusen, o Schalke 04 e o Wolfsburgo, de Vieirinha, apresentam-se como "outsiders".

O campeonato alemão arranca na sexta-feira, com o Bayern Munique a receber o Wolfsburgo, numa primeira ronda que tem como jogo "grande", no sábado, a deslocação do Bayer Leverkusen a Dortmund.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório