Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Morreu 'Hurricane' Carter, preso durante 20 anos

Rubin "Hurricane" Carter, o ex-pugilista norte-americano que passou 20 anos preso depois de um julgamento considerado racista, e inspirou o músico Bob Dylan a escrever a canção "Hurricane" morreu hoje em Toronto, Canadá.

Morreu 'Hurricane' Carter, preso durante 20 anos
Notícias ao Minuto

21:08 - 20/04/14 por Lusa

Desporto Ex-pugilista

"Repousa em Paz Rubin, a tua luta está terminada, mas não será esquecida", pode ler-se na página da internet da associação de defesa das vítimas de erros judiciários (AIDWYC), da qual 'Hurricane' Carter foi diretor executivo entre 1993 e 2005.

Apesar de se ter declarado sempre inocente, Rubin Carter, afro-americano, foi condenado duas vezes, em 1967 e 1976, pela morte de três brancos num bar de New Jersey em 1966.

A sentença foi decretada por um júri composto apenas por brancos, e aplicada também a John Artis, suposto cúmplice de Rubin Carter.

John Artis, que acompanhou 'Hurricane' até ao fim, disse aos media norte-americanos e canadianos que o ex-pugilista, que tinha cancro na próstata, morreu aos 76 anos em casa, em Toronto.

Carter foi libertado em 1985, depois de passar mais de 19 anos preso, quando um juiz federal anulou a sua segunda condenação, considerando-a manchada de racismo.

Bob Dylan escreveu a canção 'Hurricane' sobre a vida de Carter, que se tornou num símbolo da injustiça. A vida de Rubin Carter serviu ainda de inspiração ao filme 'O Furacão', de 1999, protagonizado por Denzel Washington.

A prisão de 'Hurricane' pôs fim à sua carreira de pugilista.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório