Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Concerto e homenagens a Bob Dylan durante conferências na Faculdade Nova

Vida e obra de Dylan vão ser examinados ao pormenor durante três dias na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCHS) da Universidade Nova de Lisboa.

Concerto e homenagens a Bob Dylan durante conferências na Faculdade Nova
Notícias ao Minuto

16:32 - 09/05/17 por João Oliveira

Cultura FCSH

Ser o único liricista até hoje vencedor de um Prémio Nobel da Literatura faz de Bob Dylan um caso de estudo. Por isso, entre 17 e 19 de maio, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (FCHS) da Universidade Nova de Lisboa vai dedicar um ciclo de eventos ao músico.

Durante estes dias será discutida a obra de Dylan e homenageado o seu legado no panorama musical contemporâneo, ao mesmo tempo que serão interpretadas algumas covers do músico a par do seu próprio reportório.

José Mário Branco, Alice Vieira e Pedro Mexia serão alguns dos convidados que vão debater a vida e obra de Bob Dylan e, como realça a FCSH num comunicado, "será um dos primeiros eventos internacionais a discutir a obra de Dylan após a atribuição do Prémio Nobel, e fá‐lo de forma interdisciplinar".

O encontro inicia‐se a 17 de maio, com a projeção do filme 'I’m Not There' (2007), e vai abordar assuntos tão diversos como o poder do Prémio Nobel da Literatura; influências entre autores e épocas, de Shakespeare aos Beatles, passando por Keith Jarrett, Leonard Cohen e José Mário Branco.

Mas também os antecedentes da obra de Dylan e a sua influência social; fãs e comunidades dylanescas; a religião na obra de Dylan; ativismos políticos e música de protesto; a sua relação com as artes visuais; os seus textos como poesia e narrativa literária; alter‐egos e personas do autor, entre muitos outros temas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório