Meteorologia

  • 08 MAIO 2024
Tempo
24º
MIN 17º MÁX 30º

Porto quer apoiar Serralves e Casa da Música

A Câmara do Porto vai analisar, na sua reunião de segunda-feira, propostas da maioria para apoiar as fundações de Serralves e Casa da Música com um total de 1,68 milhões de euros até 2018.

Porto quer apoiar Serralves e Casa da Música
Notícias ao Minuto

13:45 - 19/02/15 por Lusa

Cultura Câmara Municipal

A cooperação diz respeito ao quadriénio 2015-2018 e pretende atribuir à Fundação de Serralves 170 mil euros anuais (num total de 680 mil euros), ao passo que a Fundação Casa da Música é contemplada com 250 mil euros por ano, num total de um milhão de euros, descrevem os documentos, alertando que o apoio está dependente da fiscalização prévia do Tribunal de Contas.

Relativamente à Fundação Casa da Música, a proposta da maioria refere que a instituição "atribui um papel fulcral ao relacionamento com o município, um dos principais financiadores públicos do projeto", pelo que procura que "a programação contribua também para a concretização das políticas públicas autárquicas".

No documento, o município afirma-se "como dinamizador de redes e parcerias sociais, culturais e educativas locais" e identifica a Casa da Música como "um parceiro privilegiado na ação educativa através da música".

Já no que diz respeito à Fundação de Serralves, a Câmara destaca o seu serviço educativo e o "papel relevante" que o mesmo tem desempenhado nos últimos anos, "contribuindo para a formação e fidelização de públicos para a cultura, e, especificamente, para a arte contemporânea"

"O município considera a Fundação de Serralves uma importante instituição da cidade cuja atividade contribui para o enriquecimento cultural das cidades e a promoção nacional e internacional da sua imagem, designadamente ao nível do setor do Turismo", justifica a proposta.

No documento, a autarquia nota ainda que "a coesão social é uma prioridade do atual executivo" e destaca ter por intenção "envolver as instituições da cidade de âmbito cultural, educativo e social na inclusão dos grupos menos favorecidos".

Na reunião camarária de segunda-feira, o executivo vai ainda votar uma proposta de apoio à companhia de teatro Pé de Vento, no âmbito do Programa de Acolhimento no Teatro da Vilarinha, através de "uma comparticipação nas despesas" até 12.500 euros.

"A Pé de Vento difunde a programação completa e a respetiva calendarização, no momento da abertura da temporada, concentrando as representações dos seus espetáculos preferencialmente nos períodos do ano que correspondem ao ano letivo escolar", justifica o documento.

A autarquia sustenta que "este ciclo tem um efeito multiplicador para todos os intervenientes, já que é complementado com um conjunto de ateliês de introdução à linguagem teatral dirigidos a alunos que frequentam escolas do primeiro ciclo da rede pública do concelho".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório