Lisboa, 22 jun - Cerca de uma centena de professores universitários e do politécnico estavam concentrados hoje, cerca das 16:30, junto ao Ministério da Educação, em Lisboa, para protestar contra medidas legislativas que dizem ameaçar o futuro do Ensino Superior.
Junto ao Ministério, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa, os manifestantes exibem cartazes com mensagens como "Não ao estrangulamento do Ensino Superior", "Pelo Estado de Direito", "No Ensino Superior também há trabalho precário" e "Não a uma política de mão de obra barata".
Numa manifestação organizada pelo Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup) e pela Federação Nacional dos Professores (Fenprof), professores de todo o país manifestam-se contra a proposta de lei da qualificação, que altera os vínculos e a mobilidade especial, e pela dignificação das carreiras de docentes e de investigação.
Também a redução das vagas para o ano letivo de 2013/14, o financiamento do Ensino Superior e a cativação de 2,5% das dotações relativas a remunerações certas e permanentes constituem motivo de protesto.
JOP // NS
Noticias Ao Minuto/Lusa