Sindicato entrega pré-aviso de greve para voos da SATA Internacional

Lisboa, 29 jan - O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) entregou hoje um pré-aviso de greve a realizar por tempo indeterminado, com início às 00:00 de 14 de fevereiro, decretando-o para todos os voos da SATA Internacional.

Pilotos da SATA Açores também vão aderir à greve de seis dias

© Lusa

Dina Dias
29/01/2013 09:21 ‧ 29/01/2013 por Dina Dias

Última Hora

Lisboa, 29 jan - O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC) entregou hoje um pré-aviso de greve a realizar por tempo indeterminado, com início às 00:00 de 14 de fevereiro, decretando-o para todos os voos da SATA Internacional.

Em causa, de acordo com uma nota do SNPVAC publicada hoje na imprensa, está o fracasso nas negociações entre os tripulantes de cabine e a administração da SATA Internacional relativamente "a voos que têm vindo a ser realizados ao arrepio do Acordo de Empresa vigente".

"Considerando que, nas posições perfilhadas, a SATA Internacional revela uma conduta prepotente, não manifestando vontade de viabilizar uma solução consensual que proteja os interesses da empresa sem ferir os direitos dos tripulantes de cabine, nomeadamente no que respeita aos seus tempos de trabalho e de repouso", o sindicato decidiu entregar o pré-aviso de greve por tempo indeterminado a partir das 00:00 de 14 de fevereiro.

O anúncio do pré-aviso de greve surge no seguimento da Assembleia Geral Extraordinária da SATA Internacional realizada a 06 de dezembro e no fracasso das "múltiplas tentativas de negociações" entre a empresa e os tripulantes de cabine.

No comunicado, o sindicato refere ainda que, "devido à natureza e o destino dos voos abrangidos pela greve, não existem serviços mínimos a assegurar (...) uma vez que o conceito de necessidades impreteríveis apenas se confina às Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira por razões de coesão nacional e isolamento das populações para quem é essencial este meio de transporte, pelo que o conceito de necessidades impreteríveis não é extensível a voos para o estrangeiro".

DD // HB

Noticias Ao Minuto/Lusa

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas