Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 21º

Autoridades dos EUA pedem a cidadãos para não usar telemóveis chineses

Companhias chinesas são acusadas de espiar utilizadores.

Autoridades dos EUA pedem a cidadãos para não usar telemóveis chineses
Notícias ao Minuto

13:32 - 17/02/18 por Ansa

Tech Huawei

As agência de segurança e informação dos Estados Unidos aconselharam os cidadãos norte-americanos a não utilizarem serviços e produtos das marcas chinesas Huawei e ZTE. A recomendação foi dada durante o comité de informações do Senado por responsáveis do FBI, CIA e NSA.

"Estamos profundamente preocupados com os riscos de permitir que qualquer companhia ou entidade ligada a governos estrangeiros que não partilham dos nossos valores ganhem posições de poder dentro de nossas redes de telecomunicações", disse o diretor do FBI, Christopher Asher Wray.

No entender de Asher Wray, utilizar telemóveis chineses proporcionaria às empresas e ao governo chinês a capacidade de alterar informações e até mesmo espiar as pessoas nos Estados Unidos.

O governo de Pequim defendeu-se, acusando os Estados Unidos de protecionismo.

Recorde-se que a Huawei, em setembro do ano passado, ultrapassou a Apple e começou a ocupar a segunda posição da maior fabricante de smartphones do mundo, ficando, apenas, atrás da Samsung. Porém, a empresa nunca conseguiu chegar ao mercado norte-americano, devido à "hostilidade" do governo americano para com as fabricantes chinesas.

Alguns legisladores dos Estados Unidos estão a equacionar criar um projeto de lei para proibir que funcionários do governo usem aparelhos chineses.

"Hoje, o meu foco de preocupação é a China, especificamente, as multinacionais chinesas como Huawei e ZTE que têm amplos vínculos com o governo chinês", afirmou o senador Richard Burr, presidente do comité de informações do Senado.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório