Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

A mão robótica impressa em 3D que sabe língua gestual

Projeto ainda está na fase inicial mas já mostra potencial.

A mão robótica impressa em 3D que sabe língua gestual
Notícias ao Minuto

22:15 - 19/08/17 por Notícias Ao Minuto

Tech ASLAN

Chama-se Antwerp’s Sign Language Actuating Node, mais conhecido como ASLAN, e é um projeto que mostra mais uma nova utilidade da robótica.

Esta peça foi montada no âmbito de um trabalho de mestrado na universidade de Antuérpia, na Bélgica, recorrendo a 25 peças impressas em impressoras 3D. Trata-se de uma mão robótica capaz de usar, de forma anda algo rudimentar, língua gestual.

A ideia passa por, no futuro, este instrumento ser usado quando não houver intérpretes de língua gestual disponíveis, seja para traduzir depoimentos de uma testemunha em tribunal ou para ajudar um aluno com dificuldades de expressão a não perder nada da lição. Como dá conta a página 3D Hubs, o objetivo não passa por tornar obsoleta a função de intérprete de língua gestual.

Faltam ainda etapas importantes neste processo, nomeadamente a criação de uma segunda mão, algo que permitirá recorrer a muito mais expressões de língua gestual, como dá conta o Tech Crunch.

Mas os investigadores têm a ambição de desenvolver o ASLAN para que seja também capaz de reconhecer gestos de língua gestual através de uma simples webcam.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório