IA "pode agravar" e também "minimizar efeitos da pirataria"

O diretor-geral das associações FEVIP e GEDIPE disse à Lusa que a inteligência artificial (IA) pode agravar e também minimizar os efeitos da pirataria, mas é preciso cuidado para não pôr a raposa a tomar conta do galinheiro.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
15/05/2025 19:19 ‧ há 3 horas por Lusa

Tech

FEVIP

António Paulo Santos falava à Lusa à margem do III Colóquio Internacional sobre Pirataria de Conteúdos Audiovisuais - Inteligência Artificial e Pirataria Digital, organizado pela Polícia Judiciária e FEVIP, que está a decorrer na sede da PJ, em Lisboa.

 

"A inteligência artificial pode agravar a situação, mas também pode ajudar a minimizar os efeitos da pirataria", considerou o organizador do colóquio, quando questionado sobre se o desafio da IA.

Portanto, "é uma ferramenta que tem que ser bem percebida e tirar o que tem de proveitoso para este combate" à pirataria, prosseguiu o responsável.

Contudo, a inteligência artificial "é mais uma ferramenta, é mais uma tecnologia que nos vai obrigar a um grande esforço", apontou António Paulo Santos, referindo ser um desafio "muito grande".

Agora, "não tenho nada contra a inteligência artificial, pelo contrário", referiu.

"Mas temos de ter cuidado, porque nós podemos estar a criar - eu costumo dizer isto até por brincadeira - estamos a dar poder a uma máquina como se estivéssemos a ensinar uma raposa a tomar conta do galinheiro", considerou.

"E nós, espécie humana, temos de ter cuidado com isso, temos de pensar isto muito bem" e saber "porque é que queremos, para onde vamos", considerou.

"É algo que devemos refletir", reforçou António Paulo Santos.

O colóquio é organizado pela PJ e FEVIP - Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais, com o apoio da GEDIPE - Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autores e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais, com colaboração da Mapinet.

Leia Também: Apritel: Portugal "não pode ficar para trás" no combate à pirataria

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas