Meteorologia

  • 09 MAIO 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 26º

Facebook antecipa eleições francesas com filtro de notícias falsas

A rede social anunciou que colaborará com oito empresas na área dos media para garantir que as publicações mais partilhadas estão de acordo com factos reais.

Facebook antecipa eleições francesas com filtro de notícias falsas

Procurando evitar uma polémica semelhante à que se viu envolvido no pós-eleições norte-americanas, o Facebook anunciou que colaborará com oito empresas da área dos media para filtrar as notícias que circulam na rede social durante a campanha das eleições francesas.

Entre elas encontra-se o Le Monde, a Agence France-Presse (AFP), a BFM-TV, a Franceinfo, a France Médias Monde, o L’Express, o Libératione e o 20 Minutes. Se durante esta fase uma notícia for apontada por um determinado número de utilizadores como falsa, esta será enviada para um portal específico acedido pelas oito publicações de media. Caso seja efetivamente falsa, a notícia será indicada como tal na rede social e não será distribuída receita relacionada com publicidade.

Apesar da iniciativa do Facebook, algumas publicações francesas já começaram a trabalhar para minimizar os estragos causados pelas notícias falsas. Conta a Reuters que o Le Monde já compilou 600 sites considerados pouco fiáveis como fontes de informação.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório