Meteorologia

  • 27 JANEIRO 2023
Tempo
12º
MIN 6º MÁX 14º

Instituto no Porto estuda algoritmos de recolha de imagens mais precisas

Um instituto de Porto vai coordenar um projeto financiado pela Marinha americana que visa estudar novos algoritmos para a recolha de imagens "precisas e confiáveis" de objetos em cenários que apresentam simultaneamente áreas "muito escuras" e "muito brilhantes".

Instituto no Porto estuda algoritmos de recolha de imagens mais precisas
Notícias ao Minuto

10:12 - 22/12/16 por Lusa

Tech HDR

O trabalho está ser desenvolvido pelo Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores, Tecnologia e Ciência (INESC TEC), através do Centro de Sistemas de Informação e de Computação Gráfica (CSIG). Nesta iniciativa, que conta com a colaboração da Universidade de Trás-os-Montes e da Universidade de Warnick (Reino Unido), estão envolvidos diretamente cinco investigadores, tendo a mesma a duração de 24 meses.

A monitorização desses objetos, feita através de imagens analisadas com recurso a técnicas de visão por computador, são "essenciais" para algumas áreas de foco do Gabinete de Investigação Naval dos Estados Unidos da América (ONRG - Office of Naval Research Global, USA)", disse à Lusa o investigador Maximino Bessa, do CSIG.

"A obtenção de informações precisas e confiáveis através da análise de imagens é muito importante, nomeadamente na área dos sistemas autónomos e não tripulados", acrescentou.

Estes sistemas precisam de ser operados "numa variedade de condições de iluminação", podendo haver no mesmo cenário, objetos numa área "muito escura" (sombra) enquanto outro pode estar num local "muito brilhante" (sob o brilho do sol).

De acordo com o investigador, atualmente, neste tipo de cenários, mesmo os mais recentes algoritmos são incapazes de realizar o seguimento de objetos devido à impossibilidade de extrair informação dos dados capturados, uma vez que as imagens podem estar sub ou sobreexpostas.

Com este projeto pretende-se utilizar das técnicas de Elevada Gama Dinâmica, conhecidas por HDR (High Dynamic Range), de forma a capturar e representar toda a cena e resolver o problema das imagens não possuírem a informação necessária para realização da tarefa.

Para tal, vai ser criado um sistema que vai permitir realizar o seguimento de múltiplos objetos, em tempo real.

Segundo Maximino Bessa, este projeto é pioneiro, não existindo, até à data, trabalhos que avaliem de uma forma sistemática os novos formatos de vídeo HDR nesta dimensão, que visa solucionar problemas na área da visão por computador.

É financiada pelo Gabinete de Investigação Naval dos Estados Unidos da América (ONR - Office of Naval Research, USA), parte integrante do Departamento da Marinha do Governo dos USA, que tem como objetivo coordenar, executar e promover os programas e ciência e tecnologia da US Navy e do Corpo de Marines.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório