Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 11º MÁX 17º

Snowden desaconselha utilização da nova app da Google. Saiba porquê

O ex-analista da NSA apontou para o facto de as mensagens serem armazenadas nos servidores da tecnológica de Mountain View indefinidamente para análise da sua inteligência artificial.

Snowden desaconselha utilização da nova app da Google. Saiba porquê

A nova aplicação de mensagens da Google, a Allo, começou ontem a ser disponibilizada nas lojas virtuais, estando presentemente a ser descarregada por milhares de pessoas em todo o mundo. Porém, o ex-analista da NSA, Edward Snowden, recomenda que não o faça, apontando violações à privacidade individual.

Snowden utilizou o Twitter para fazer algumas publicações sobre o assunto. “Grátis para descarregamento hoje: Google Mail, Google Maps e Google Surveillance (vigilância). Esta é a #Allo. Não usem a Allo”, pode ler-se num dos tweets. Houve ainda espaço para uma segunda publicação sobre o assunto: “O que é a #Allo? Uma aplicação da Google que grava todas as mensagens que algumas enviares e torna-as disponíveis para a polícia caso as peçam”.

Na verdade, no primeiro anúncio oficial da Allo a Google indicou que não armazenaria permanentemente as mensagens dos utilizadores. A tecnológica acabou por seguir a direção contrária justificando-se que, desta forma, haverá funcionalidades que conseguirão ser melhorar pela quantidade de dados a que a sua inteligência artificial terá acesso.

Confrontada com receios de que a privacidade dos utilizadores poderá estar em causa, um representante da Google referiu que deu aos seus utilizadores “transparência e controlo sobre os seus dados”. “A nossa abordagem é simples, o teu histórico de conversação está gravado até que escolhas apagá-lo. Na Allo podes apagar mensagens individuais ou conversas inteiras”, apontou o representante de acordo com o The Independent.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório