Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Saiba porque não consegue separar duas listas telefónicas intercaladas

Existe, pela primeira vez, um modelo teórico que explica a inseparabilidade de duas listas telefónicas com as folhas intercaladas entre si.

Saiba porque não consegue separar duas listas telefónicas intercaladas
Notícias ao Minuto

12:56 - 20/01/16 por Notícias Ao Minuto

Tech Experiência

Uma equipa de físicos de França e do Canadá analisaram o mistério de duas listas telefónicas que, com as folhas intercaladas entre si, são quase impossível de separar. Para tal, recorreram a várias experiências e desenvolveram um modelo matemático para explicar a razão de ser necessário mais força para separar as duas listas.

A descoberta, já publicada, dá o nome informal de ‘fator Hércules’ e explica o porquê de ser necessária mais força com o aumento do número de folhas intercaladas. Através de um programa de televisão francês, a equipa tentou separar as duas listas telefónicas, que nunca se separaram mesmo quando foram usadas para içar um guindaste com um carro preso.

Que a resposta envolvia o atrito já se sabia. Os físicos experimentalistas, teóricos e um especialista em papel decidiram estudar o fenómeno.

Em declarações ao Público, Frédéric Restagno, do Centro Nacional da Investigação Científica francês, disse que “uma das características da força de atrito é que, para deslocar objetos, temos de aplicar uma força tangencial proporcional à força de pressão exercida pelos objetos um sobre o outro”.

Ao puxar-se pelas lombadas para separar as listas telefónicas, uma parte dessa força é convertida em pressão entre as folhas da mesma, que ocorre por causa do desvio para os lados das folhas exteriores, algo que dificulta a separação das duas listas telefónicas. Ao aumentar a força, aumenta-se a pressão.

Recomendados para si

;

Recebe truques e dicas sobre Internet, iPhone, Android, Instagram e Facebook!

O mundo tecnológico em noticias, fotos e vídeos.

Obrigado por ter ativado as notificações de Tech ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório