Apesar do mercado dos veículos elétricos ainda estar a dar os primeiros passos em Portugal isso não impediu João Oliveira, ex-professor de Matemática de 62 anos, começar a produzir em 2012 o protótipo do Veeco. Agora, este veículo elétrico ‘nascido e criado’ em Portugal está cada vez mais perto de chegar ao mercado.
O lançamento é esperado para o primeiro trimestre de 2016 e, quando chegar, o Veeco estará incluído na categoria de motociclo, terá dois lugares, três rodas e uma autonomia para 400km, sendo que poderá fazer cem quilómetros com apenas um euro. O preço, entre 23 a 25 mil euros, poderá compensar tendo em conta a quase ausência de custos de manutenção.
Além de ser a primeira aposta portuguesa no mercado dos veículos elétricos, é também no Veeco que estão depositadas as esperanças de Portugal figurar nos primeiros três lugares da Agência Internacional de Energia com mais quota nos 20 milhões de veículos elétricos e híbridos.
Apesar de ambicioso, este objetivo crê-se possível graças ao rápido crescimento da tecnologia assim como à atual imagem dos combustíveis a Diesel denegrida pelo escândalo da Volskwagen. “Os fabricantes estão a contornar a questão, anunciado prioridades ao híbridos e elétricos, por isso, acredito que vamos atingir o objetivo,” afirma ao Jornal de Notícias a diretora executiva do CEIIA, Helena Silva.