As coreografias de Michael Jackson vão muito além do ‘moonwalk’ e da própria dança. A inclinação para a frente em 45 graus que imortalizou pode foi usada como fonte de inspiração.
Segundo o Mashable, mesmo recorrendo a dois fios que o seguravam enquanto se inclinava para a frente, Michael Jackson acreditava que iria conseguir desafiar a gravidade com os seus movimentos de dança. Corria o ano de 1993 e o ‘rei da Pop’ reunia-se com dois inventores para criar um sapato que pudesse ser usado nas suas atuações e que permitisse abdicar do uso desses fios, dando um aspeto mais real à sua já famosa inclinação.
Assim que a ideia de Jackson passou da cabeça para o papel, o sapato foi desenhado e patenteado. O sapato em questão, explica o site, tinha um salto com um corte triangular, que se encaixaria numa determinada zona do palco, permitindo ao artista manter-se fixo e seguro sempre que se inclinava para a frente.
Contudo, embora já estivesse patenteado nos Estados Unidos há três anos, o engenho de Michael Jakson teve que ser desenhado de novo em 1996, e tudo porque o sapato falhou durante uma apresentação em Moscovo.
E depois desta falha, o sapato não foi mais melhorado ou redesenhado. Aliás, o modelo usado na atuação falhada ficou em exposição até 2009 no Hard Rock Café de Moscovo.