Procurar

Empresa de IA de Musk procura engenheiros para criarem… 'waifus'

A xAI lançou esta semana uma dupla de assistentes/avatares virtuais para o ‘bot’ de conversação Gork e, pelos vistos, pretende criar mais variedade de personagens do sexo feminino com as quais os utilizadores possam desenvolver sentimentos românticos.

Empresa de IA de Musk procura engenheiros para criarem… 'waifus'

© Getty Images

Miguel Patinha Dias
17/07/2025 11:28 ‧ há 2 meses por Miguel Patinha Dias

A empresa de Inteligência Artificial de Elon Musk, a xAI, anunciou esta semana uma dupla de assistentes digitais com avatares virtuais e, ao que parece, pretende continuar a investir numa maior variedade de opções que passam por uma maior quantidade de “waifus”

 

O termo ‘waifu’ surge especificamente numa vaga de emprego partilhada pela xAI e diz respeito a uma personagem fictícia do sexo feminino com a qual o utilizador possa desenvolver sentimentos românticos. O termo ‘waifu’ deriva de ‘wife’ (esposa, em inglês) e, normalmente, encontra-se mais predominantemente associada às comunidades de aficionados por videojogos ou animação japonesa.

A vaga de emprego em questão foi publicada pela própria xAI na rede social X com o título “Fullstack Engineer – Waifus” e indica que a empresa está à procura de “engenheiros multimédia e criadores de produto excepcionais que queiram fazer dos avatares em tempo real do Grok os melhores do mundo”.

Serve recordar que o ‘bot’ de conversação criado pela xAI e disponível sob forma de app e para todos os utilizadores do X, o Grok, já conta com um assistente/avatar virtual que se enquadra nesta descrição de ‘waifu’. Chama-se Ani e tem estado entre as opções mais populares para os utilizadores do X, contando até com um modo em que fica em roupa interior e dança caso lhe seja pedido.

Notar que a xAI não lançará apenas avatares virtuais que representem personagens do sexo feminino. O próprio Musk anunciou recentemente o lançamento de novo um avatar virtual com fato e cabelo preto que, de acordo com o dono da xAI, tem uma personalidade “inspirada por Edward Cullen de ‘Crepúsculo’ e Christian Grey de ‘As Cinquenta Sombras de Grey’”.

Mais tarde, Musk explicou que este novo avatar se chamará Valentine e que o nome foi inspirado no protagonista do livro ‘Stranger in a Strange Land’ da autoria de Robert A. Heinlein.

Este livro, lançado em originalmente em 1961, conta a história de Valentine Michael Smith, um humano nascido em Marte e que, ao entrar na idade adulta, vem para a Terra onde consegue influenciar a cultura no nosso planeta. Apesar de ter ganho um Prémio Hugo na categoria de Melhor Romance em 1962, o livro gerou na altura alguma controvérsia que o levou a ser banido em escolas e bibliotecas nos EUA.

Serve recordar que, apesar de popular entre os fãs de Elon Musk e utilizadores mais acérrimos do X, o Grok tem estado envolvido em polémica devido a comentários antissemitas e até elogios a Adolf Hitler. Mesmo que Musk tenha culpado os utilizadores do X pela forma como (alegadamente) haviam manipulado o Grok, a xAI chegou mesmo a ter de intervir, eliminando algumas publicações e a emitir um pedido público de desculpas.

O Grok foi atualizado recentemente mas, pouco depois, os utilizadores descobriram que o 'bot' de conversação recorria às publicações de Musk no X para basear as suas respostas em temas mais polémicos.

A xAI anunciou entretanto que esta situação foi corrigida e que o Grok deixou de ter como referência as publicações do dono da empresa.

Leia Também: Elmo, da Rua Sésamo, foi alvo de hacking e fez 'posts' antissemitas no X

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10