A agência espacial chinesa - a CSMA - conseguiu lançar com sucesso durante esta manhã um novo foguetão Long March-7 Y10 juntamente com a aeronave Tianzhou-9. A descolagem teve lugar às 05:34 da manhã (horário de Pequim) na localidade de Wenchang na ilha de Haian. Em Lisboa o relógio marcava às 22:34 do dia 14 de julho.
Dez minutos após a descolagem, a aeronave Tianzhou-9 separou-se do foguetão Long March-7 Y10 e levou a agência espacial a declarar a missão um sucesso pouco depois. Esta é a quarta missão de reabastecimento da estação espacial Tiangong.
De acordo com a agência de notícias estatal chinesa Xinhua, a Tianzhou-9 tem como objetivo a estação espacial Tiangong que já conta com astronautas a bordo. Além de mantimentos e provisões, a Tianzhou-9 também levou experiências científicas e outros testes que os astronautas da Tiangong devem realizar enquanto estão em órbita.
Entretanto sabe-se que a Tianzhou-9 já conseguiu unir-se ao módulo principal da Tiangong - com o nome Tianhe - e que os astronautas podem agora transferir a carga levada para a órbita da Terra nesta missão.
Pode ver acima um vídeo da descolagem do foguetão Long March-7 Y10.
Leia Também: "Maior pedaço de Marte na Terra" leiloado em Nova Iorque. Eis o valor